Hospital Dr. César Cals passa a oferecer ambulatório para gestantes

As consultas ocorrem às quarta-feiras pela manhã

foto
Legenda: O ambulatório de enfermagem obstétrica, no Hospital Geral Dr. César Cals, foca em orientações sobre parto e estágio gestacional
Foto: Reprodução/Sesa

O Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no centro de Fortaleza, conta com um ambulatório de enfermagem obstétrica, que funciona às quartas-feiras, de 8h às 12h. Segundo a Sesa, o principal objetivo é atender mulheres com diabetes gestacional.

O atendimento é feito por residentes e ocorre depois de a grávida receber avaliação médica. A preceptora da residência em Enfermagem Obstétrica, Rita Andréia Oliveira, explica que a atenção da enfermagem age de modo complementar às consultas com obstetras, endocrinologistas e nutricionistas.

Durante a consulta, os profissionais orientam às gestantes sobre o estado gestacional e o parto. As mulheres também fazem uma visita na maternidade para se familiarizarem com o ambiente do parto. De acordo com a Sesa, o foco é oferecer um atendimento humanizado e deixar as mulheres confortáveis.

A coordenadora do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do HGCC, Thaís Gomes Falcão, afirma que a enfermagem é uma profissão da saúde fundamental para preverir danos. "A residência é uma ferramenta potente para a transformação de práticas, bem como para a formação de novos profissionais”, explica Falcão.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza