Fortaleza terá novo aterro na Praia de Iracema de 81 mil m²

Conforme a Prefeitura, o Aterro já existente também será ampliado aumentando em 80 metros a faixa de areia

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,

A Prefeitura de Fortaleza, dentro do Plano Mestre da cidade, o Fortaleza 2040, no qual há diversas ações e planos para a Capital, prevê a realização de uma série de intervenções na Avenida Beira-Mar e no Aterro da Praia de Iracema. Uma delas é a "engorda", aumento da faixa de areia do Aterro, e a outra é a criação de um novo aterro. As ações foram publicadas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no chamamento Público 004/2018, com data de abertura em 7 de março de 2018.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, na próxima terça-feira (20), será votado no Senado Federal a liberação de R$ 85 milhões de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O valor será para as intervenções que envolve a Beira-Mar, o Polo da Varjota e ações de segurança cidadão. De acordo com o gestor, o valor e o início deve acontecer até o fim do primeiro semestre deste ano.

O trecho de ampliação do Aterro da Praia de Iracema vai desde a Avenida Desembargador Moreira, no bairro Meireles, até o Espigão da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema.

A obra de "engorda artificial" será dividida em dois trechos: o primeiro compreendido entre os espigões da Rua João Cordeiro e da Avenida Rui Barbosa, prevê o acréscimo de areia no aterro, já existente, totalizando 71 mil m² de área, aumentando equivalente 80 metros da faixa de areia mar adentro; o segundo trecho consiste no aumento da faixa de praia entre a Avenida Rui Barbosa e a Avenida Desembargador Moreira, criando assim um novo Aterro de em torno 81 mil m², que receberá obras de reurbanização. Conforme a Prefeitura no documento, um dos motivos mais relevantes apontados para execução das obras é o estreitamento da praia decorrente do processo de erosão da costa. As intervenções têm por finalidade corrigir o déficit sedimentar da praia, injetando areia para restabelecer o perfil de equilíbrio, sem perturbar os processos naturais atuantes no litoral.

"Vale acrescentar que é um método muito utilizado em várias praias de todo o mundo e que o material a ser utilizado deve estar o mais próximo possível da obra e ser muito semelhante ao que constitui a praia que se quer reconstruído", diz o texto do documento.

Reurbanização

Ainda dentro do plano de requalificação da Avenida Beira-Mar, a Prefeitura Municipal de Fortaleza irá reurbanizar os trechos da Avenida Rui Barbosa até próximo à Rua Tereza Hinko, que é a continuidade das obras entregue em novembro de 2017 e que trará melhorias para os moradores da cidade e também para os turistas, pois sendo uma área para o lazer, saúde e entretenimento, necessita de uma ampla reurbanização e ampliação dos espaços públicos

O projeto de reurbanização prevê ainda a implantação de 38 quiosques de serviços leves de comida e bebida; três pavilhões de múltiplos usos; uma casa do turista, sete unidades de caramanchões; duas pistas de cooper em pedra cariri com 2,6 km de extensão e três metros de largura; nove passagens elevadas; um anfiteatro; um skate parque; 10 pátios de areia; uma plataforma mirante; quadras de hockey e vôlei; 2,6 km de ciclovia em asfalto; 66.704,38 m² de passeio e calçadas; 13.373,40 m² de piso tátil; espaços de convivência; fitness e playground.

Espigão

No que diz respeito ao Espigão da Rua João Cordeiro, o projeto prevê a requalificação do Espigão com a instalação de uma Roda-Gigante e equipamentos acessórios, que possa servir de observatório da orla, ficando próximo ou acima do nível dos prédios da orla, possibilitando uma ampla visibilidade de toda a orla de Fortaleza, assim como ser uma âncora de atração turística.

Na avaliação do professor Jeovah Meireles do Departamento de Geografia e Desenvolvimento em Meio Ambiente da Universidade Federal Ceará (UFC), o projeto é positivo, desde que haja um monitoramento constante da infraestrutura dos aterros. "O que podemos observa é que engorda relacionada com as obras de engenharia acaba aprisionando a areia entre dois espigões. Quando as ondas fortes batem na faixa de areia, elas mobilizam tendencialmente de Oeste para Leste, como ocorria do Porto do Mucuripe à Barra do Ceará", lembra o profissional.

O professor também aponta outras políticas públicas aplicadas em outros países. "Na Espanha, por exemplo, um recurso anual é destinado ao cuidado dos aterros. Já é algo assegurado no orçamento nacional", lembra. Meireles também alerta para o uso das áreas. "É necessário, principalmente, que essas áreas sejam de domínio público", conclui Meireles.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.