Fortal divulga planos de trânsito e segurança

O evento começa no dia 21 e segue até o dia 24. Cerca de 500 mil pessoas devem participar da festa

Escrito por Redação ,

Faltando apenas dois dias para o início da 25ª edição do Fortal, a organização do evento, juntamente com os órgãos municipais e estaduais, divulgou, ontem, os esquemas de trânsito, transporte coletivo e segurança para a maior micareta do Brasil, que já começa na próxima quinta-feira (21) e segue até domingo (24).

Conforme chefe de operações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Disraelli Brasil, serão disponibilizados 120 agentes de trânsito em postos físicos, 24 motocicletas e 45 viaturas nos quatro dias de festa no entorno da Cidade Fortaleza. A operação começa às 14h do dia, com a coibição do estacionamento na Av. Aldy Mentor, com o auxílio de cones de sinalização e nos principais cruzamentos daquela área.

Disraelli mencionou que não está prevista nenhuma interdição ou desvio, mas, de acordo com a movimentação no entorno, o trânsito na Av. Das Castanholeiras pode ser encaminhado para a Av. Santos Dumont, com o objetivo de desafogar o trânsito. Ele lembrou, ainda, sobre o bloqueio da Av. Padre Antônio Tomás em virtude de obras do túnel, e recomendou que os motoristas procurem trafegar pela Av. Santos Dumont, podendo dobrar à direita na Rua Batista de Oliveira ou na Rua Almeida Prado para acessar a Rua Andrade Furtado. Para quem preferir seguir diretamente pela Av. Santos Dumont, é possível virar à direita na Rua Manoel de Queirós ou na Rua Professora Francisca Almeida de Sousa.

Além disso, o gestor aconselhou que o público dê prioridade ao uso de táxi ou transporte coletivo, reforçando a proibição de dirigir sob o efeito de álcool, do estacionamento proibido e pediu que os foliões procurassem sair de casa com antecedência. Os agentes da AMC também devem orientar motoristas e pedestres, realizar a fiscalização da Lei Seca e atuar com os fiscais da Regional II para ordenar o comércio ambulante.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai garantir o reforço de 45 carros reservas que realizarão o trajeto direto entre o Terminal do Papicu e a Cidade Fortal, a partir das 14h da próxima quinta-feira (21), até domingo (24).

Um total de 11 linhas, entre elas as Grande Circular I e II, Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, Conjunto Ceará/Aldeota, Antônio Bezerra/Papicu e Siqueira/Papicu/13 de Maio, terão os horários prorrogados até aproximadamente as 5h. Já as linhas 831 - Papicu/Hospital Geral/Cidade 2000; 832 - Papicu/Cidade 2000; 833 - Cidade 2000/Centro terão o itinerário prolongado, devendo chegar até a Cidade Fortal.

De acordo com o diretor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Fernando Menezes, serviços como o registro de boletins de ocorrência, em caso de furto ou perda de documentos, por exemplo, poderão ser feitos no posto fixo da Polícia Civil no Fortal. Outros atendimentos referentes ao local do evento poderão ser feitos no 2º Distrito Policial.

Segurança

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) também irão funcionar em regime de plantão durante o fim de semana do Fortal.

Já o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Francisco Souto, afirmou que um efetivo de 735 policiais militares estará distribuído em dois turnos, a partir das 16h, sem comprometer o restante do policiamento da Capital e Região Metropolitana. Um contingente de 88 bombeiros também participará do evento, realizando ações de prevenção e, caso sejam acionados, combate a incêndios.

Para além dos esquemas de segurança e transporte, a infraestrutura do Fortal contará com 10 mil vagas de estacionamento em 70 mil m² de está preparado para receber até 500 mil pessoas nos quatro dias de festa.

O evento contará com 700 seguranças divididos por zonas de atuação em toda a área interna da Cidade Fortal, além de 40 câmeras de vídeo em locais estratégicos para garantir a segurança. Também haverá três unidades de posto médico com equipes formadas por médicos e enfermeiros e sete ambulâncias.

k

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.