'Estrela de Belém': conjunção entre Júpiter e Saturno é observada no Ceará e ao redor do mundo
O fenômeno não acontece desde a Idade Média
A conjunção entre Júpiter e Saturno, fenômeno raro, foi acompanhada por cearenses e por pessoas ao redor do mundo nesta segunda-feira (21). Trata-se do ápice da ‘Grande Conjunção’ entre os dois maiores planetas do sistema solar, que apareceram no céu com a menor distância da história recente, visível a olho nu. O fenômeno não acontece desde a Idade Média.
>> Maior aproximação entre Júpiter e Saturno acontece hoje; veja como observar o fenômeno no Ceará
>> Alinhamento de Saturno e Júpiter será transmitido ao vivo nesta segunda (21); saiba onde assistir
A aproximação entre os planetas não é novidade. A cada 20 anos os corpos celestes aparecem mais avizinhados no céu. No entanto, o que ocorre na noite desta segunda é a menor proximidade da história recente. Quem perder a passagem desta segunda só terá uma nova oportunidade de presenciar o fenômeno daqui a 60 anos, em 2080.
Na Praia de Iracema, foi possível encontrar pequenos grupos reunidos, todos olhando e apontando para o céu, acompanhando o fenômeno raro. Casais também compareceram ao local para acompanhar a conjunção.
Pessoas de vários bairros de Fortaleza enviaram fotos ao Diário do Nordeste visualizando a aproximação entre Júpiter e Saturno.
Confira abaixo fotos de pessoas que conseguiram registrar o fenômeno no Ceará e pelo mundo.