Enem 2018: quais documentos não são aceitos?

Cópias de documentos não serão aceitas, mesmo que autenticadas

Escrito por Redação,

Metro

Nos próximos dias 4 e 11 de novembro acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A apresentação de um documento oficial com foto se faz necessária para que o candidato seja autorizado a ter acesso à sala e, com isso, fazer a prova. Você sabe quais documentos não são aceitos pelos fiscais do Enem? 

De acordo com o edital oficial, protocolos, certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação, carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, não serão aceitos como identificação do estudante.

Se o candidato for roubado, furtado ou tiver perdido o documento antes da prova, será possível fazer o Enem, desde que apresente um Boletim de Ocorrência (B.O) com o prazo de, no máximo, 90 dias antes da prova. 

O participante fará um "cadastro" de uma identificação especial, em que ele preencherá um formulário com seus dados pessoais e a assinatura dele. O objetivo é comprovar a identidade. Vale ressaltar só terá o direito quem apresentar um B.O expedido por algum órgão policial. Em caso de vencimento da documentação oficial de identificação está vencido ou que a foto não permita a identificação completa, o participante deve realizar o cadastro da identidade especial.

Os documentos que serão aceitos são: Cédulas de identidade (RG); Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia. 

Tira-dúvidas do Enem 2018

. Qual caneta usar na prova?
. Como calcular a nota?
. Por que as provas são divididas em cores?
. O que levar nas provas?
. Onde vou fazer a prova?
. Onde usar a nota?
. Qual horário da prova?
. Quem tem direito a 1h de tempo adicional?
. Quais as regras para ida ao banheiro no dia da prova?
. Quais as regras para celular no dia da prova?

Assuntos Relacionados