Em 2019, Ceará teve o melhor resultado do Brasil em alfabetização, segundo MEC

Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Escrito por Redação ,
Legenda: Também em 2019, o Ceará obteve o melhor desempenho histórico na alfabetização
Foto: Thiago Gadelha

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no Ceará tiveram o melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no ano passado, em um levantamento entre todos os Estados brasileiros. Assim, o Ceará teve o melhor resultado do país em alfabetização.

Os dados pertencem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, e foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (4).

O levantamento aponta que, em Língua Portuguesa, a proficiência média dos estudantes cearenses foi de 765,50. Já em Matemática, o Ceará alcançou uma média de 769,32. A média do Brasil para ambas as matérias era de 750. 

O Ceará também obteve, em 2019, o melhor desempenho histórico na alfabetização, de acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Pela primeira vez, todos os 184 municípios atingiram o nível desejável de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 municípios estavam neste padrão. 

Os dados mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao terminarem a alfabetização. Há 13 anos, o percentual era de 39,9%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.