Dia Mundial de Luta contra a Aids é lembrado com ações preventivas

A programação teve início na Praça do Ferreira, às 10h e se prolongou por toda a manhã e tarde, com a presença da secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, na abertura do Fórum do Movimento Social de Luta contra Aids do Ceará

Escrito por Jota Pompilio ,
A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Governo do Estado promoveram nesta terça-feira (01/12) atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.  A programação teve início na Praça do Ferreira, às 10h e se prolongou por toda a manhã e tarde, com a presença da secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, na abertura do Fórum do Movimento Social de Luta contra Aids do Ceará.
 
No espaço -uma tenda improvisada no logradouro- foram esclarecidas dúvidas sobre o tema. Além disso, tivemos apresentações artísticas, distribuição de preservativos e material informativo. Paralelamente, foram desenvolvidas ações nos postos de saúde com palestras sobre os cuidados na prática do sexo seguro e apresentação de vídeos educativos.
 
O assessor da Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Marcos Paiva, explica que a Prefeitura tem ampliado o acesso ao teste rápido. “Esse teste apresenta o resultado em 30 minutos. Queremos que as pessoas tenham, em Fortaleza, cada vez mais acesso ao seu diagnóstico de forma precoce,  pois,  quando mais rápido se  conhece a condição de uma pessoa, menor será a possibilidade de que esse indivíduo venha a desenvolver complicações advindas da infecção pelo HIV”, pondera.
 
Segundo ele, o teste é feito em algumas unidades de saúde de Fortaleza ou em unidades móveis - furgões que ficam em praças ou algumas praias aleatoriamente. “Primeiramente, a pessoa passa por um processo de aconselhamento, o pré-teste; em seguida,  realiza o teste e, depois do resultado,  há o aconselhamento pós-teste, onde ela é orientada a reforçar a prevenção ou já sai com algum encaminhamento, caso o exame dê positivo”. Segundo ele, um dos centros mais visitados é o de Testagem e Aconselhamento Carlos Ribeiro, na Jacarecanga.  
 
Público alvo
 
O assessor falou que, atualmente, não há um público certo para a doença. “Todos nós somos vulneráveis a adquirir o HIV. Porém, há populações que têm uma vulnerabilidade acrescida, como os homossexuais, profissionais do sexo (homens ou mulheres), e usuários de drogas". O não uso do preservativo é um dos principais agravantes. 
 
No Ceará, segundo Marcos, há 15.400 pessoas infectadas com o vírus da Aids. Dessa estatística, 11.564 são residentes em Fortaleza. Esses dados são atuais, até novembro deste ano. Em 2014, para se ter um parâmetro, existiam 14.000 em todo o Estado. Em Fortaleza, 10.800 pessoas encontram-se infectadas. Os números mostram que o vírus está se expandindo   
 
Segundo Socorro Martins, o melhor remédio para não proliferação da Aids ainda é a prevenção. “Temos que estimular nas pessoas o auto cuidado. Nossa principal preocupação é que, mesmo havendo informação sobre o tema, muitos não se protegem”.  
 
Soropositivo
 
Carlos Alberto (nome fictício) detalhou que é soropositivo há mais de 18 anos. No começo, sentiu muito preconceito por parte das pessoas. “Hoje, muita coisa mudou e muita gente está mais receptiva, inclusive a minha família, que me dá suporte toda hora”. Carlos lembra que antes tomava 18 remédios diferentes e os efeitos colaterais eram horríveis. “Hoje, tomo só uma pílula e esses efeitos diminuíram bastante”. Segundo ele, o remédio que dura um mês é de graça e tem sido distribuído pela Prefeitura sem nenhum problema.   
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.