Desencontro 2011 discute redes sociais

Escrito por Redação ,
Legenda: O desencontro 2011 segue hoje com uma programação vasta no Salão Atlântico Hall, do Marina Park
Foto: FOTO: GEÓRGIA SANTIAGO
O encontro reúne aproximadamente 600 pessoas. São internautas que passam boa parte do seu dia conectados

Cada vez mais presente no dia a dia, as redes sociais tornaram-se um fenômeno que veio para quebrar paradigmas, entre eles o da comunicação. Através delas, blogueiros, tuiteiros e usuários do Orkut, Facebook e YouTube, que possuem gostos e ideias similares, se unem numa grande interação e compartilhamento de informações.

O assunto vem ganhando destaque nas mídias tradicionais e já resultou, inclusive, em encontros como o Campus Party, que ocorre em São Paulo e é considerado o maior evento de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Desta vez, entretanto, o palco dos debates é Fortaleza, onde acontece, até hoje, no Marina Park Hotel, o "Desencontro 2011", maior evento já realizado na região Nordeste.

O Diário do Nordeste seguiu essa tendência e apoia a promoção do evento. Ivila Bessa, editora de conteúdos digitais do jornal, foi uma das palestrantes do painel "Mídias sociais: uma perspectiva regional", realizado ontem. Destaca que, através das redes sociais, o jornal consegue criar maior aproximação com o leitor, que interage sugerindo pautas, fotos e informações.

Ivila diz que o público, através das mídias sociais, tem a função de ser coautor da produção da notícia, além de debater e ajudar a disseminar o conteúdo. "Para nós não basta a notícia ser lida, ela tem que ser disseminada". A editora acrescenta que o web jornalista não sabe tudo, que o público sabe muito mais, por isso sempre buscam estimular esse diálogo com o leitor. "A noção de furo jornalístico foi completamente destruída, o público é quem detém isso, ele vai na rede social e coloca tudo lá".

Sucesso

Entre inscritos e credenciados o encontro reúne aproximadamente 600 pessoas. São internautas que passam boa parte do seu dia conectados. Alguns, inclusive, saíram do anonimato diretamente para a fama. Como é o caso do professor e radialista que mora no Piauí, Lucas Brito, 26, conhecido como Lucas Celebridade. Ele é responsável pelo blog Lucas Fama Pop. "Criei um blog com ensaios sensuais temáticos, fui colocando vídeos como se fosse uma celebridade e aquilo foi despertando o interesse da mídia, que começou a me tratar, de fato, como celebridade", relata.

O estudante de jornalismo Emílio Moreno é outro "viciado" nas redes sociais. Sua relação com a internet iniciou na faculdade, quando começou a usá-la para falar sobre o mercado de comunicação e suas impressões sobre Fortaleza, através do blog Liberdade Digital. A partir daí, começaram a surgir trabalhos na internet.

Emerson Damasceno, advogado e idealizador do Desencontro 2011, admite que é um apaixonado por mídias sociais. "Estou sempre conectado". Ele se insere no grupo dos profissionais que atuam no novo mercado criado a partir das mídias sociais. Prova disso é que hoje é proprietário de uma agência de marketing digital que trabalha com soluções para as empresas se inserirem nas mídias sociais.

Veja entrevista com idealizador do Desencontro



O Desencontro 2011 hoje segue com vasta programação. Os painéis serão iniciados a partir das 9h, no Salão Atlântico Hall, com as seguintes temáticas: "Cinema, Mídias Sociais e as Novas Mídias", "Fama x Conteúdo na Internet", "Internet e Jornalismo: liberdade de Informação e Imprensa Livre" e "Vídeos, Videologs e Streamings".

Veja ainda entrevista com @Rebiscoito



LUANA LIMA
REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.