Comunicado: Uso de máscara permanece

Escrito por Redação ,

É bom ver que a maioria dos cearenses que saem às ruas estão preocupados em se proteger da Covid-19. Máscaras e álcool em gel já viraram itens obrigatórios na rotina da população. No entanto, não é difícil flagrar aqueles que insistem em desrespeitar as recomendações das autoridades de saúde e saem sem utilizar o equipamento de proteção individual. O uso da máscara é recomendado por especialistas em saúde de todo o País e pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o uso em locais públicos e privados que concentrem pessoas é obrigatório no Ceará, conforme estabelece um decreto do governador Camilo Santana (PT) e um projeto de lei já aprovado pela Assembleia Legislativa. No entanto, os vetos do presidente Bolsonaro a alguns pontos da Lei Federal que trata sobre a medida pode gerar dúvidas na população.

Ele desobrigou o uso de máscaras em templos religiosos, estabelecimentos comerciais e em instituições de ensino. A medida, todavia, não se sobrepõe ao decreto estadual sobre o assunto. Portanto, no Ceará, nos locais afetados pelos vetos presidenciais, o uso de máscara de proteção continua sendo necessário. Fique atento e continue se protegendo. Faça a sua parte para ajudar a proteger vidas!

Atenção primária

Seis postos de saúde irão abrir neste fim de semana para continuar oferecendo serviços da atenção primária à população e reforçar as ações de combate à Covid-19. Os equipamentos funcionarão das 8h às 17h, inclusive com oxímetros para medir a saturação de oxigênio no sangue de pacientes que apresentam sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus. Quem está com suspeita da doença, deve procurar um posto de saúde antes que os sintomas se agravem. Lá, os profissionais da saúde irão poder examinar melhor e assegurar um diagnóstico e tratamento adequado, fazendo a triagem dos pacientes com sintomas gripais.

Postos

Estarão abertos os postos: Francisco Domingos da Silva (Av. Castelo Branco, 4707), na Regional I; o Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821), Regional II; Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias,1679), Regional III; Valdevino de Carvalho (Rua Guará, S/N), Regional IV; Maciel de Brito (Av. A, S/N), Regional V; e Jangurussu (Rua Estrada do Itaperi, 146), Regional VI.

Volta às aulas

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, se reuniu ontem com representantes de instituições de ensino superior no Ceará para discutir uma forma segura de volta às aulas. Por enquanto, ele defende a continuidade do ensino remoto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados