Comunicado: Retomar sem subestimar

Escrito por Redação ,

Fortaleza entra hoje na quarta fase do plano gradual de retomada das atividades econômicas, com a reabertura de restaurantes durante a noite, do transporte interestadual de passageiros, de atividades religiosas (com 50% de capacidade), comércio de produtos não essenciais, entre outras mudanças em setores diversos.

A queda expressiva nas médias móveis de casos e mortes por Covid-19 na Capital justifica um passo além no relaxamento das medidas, mas o que se observa é que as pessoas já estão relaxadas além da conta, o que se nota em um passeio breve por espaços abertos ao público, como a Avenida Beira-Mar.

Não esqueçamos que não faltam exemplos de cidades que tiveram que retomar o isolamento rígido após a ameaça real de uma segunda onda de contágio, e que, assim como nos decretos anteriores, o uso de máscara e o distanciamento mínimo continuam obrigatórios.

Prevenção

Está nas mãos do governador Camilo Santana (PT), para sanção, importante projeto que prevê a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas escolas públicas e particulares do Estado.

Apenas 6% das escolas públicas do Ceará têm uma estrutura organizada para notificar e encaminhar casos de violências no ambiente escolar. O projeto, de autoria de Renato Roseno (PSol) e subscrito por Augusta Brito (PCdoB), vem acompanhado da previsão da formação de comissões em mais de 130 escolas em 2020, em parceria com organizações não-governamentais.

Festival

A Universidade de Fortaleza (Unifor) continua com ótima programação nesta semana para quem procura boas opções culturais sem sair de casa. Hoje e amanhã, a dica são as apresentações musicais do Festival Eleazar de Carvalho, das 19h às 20h30. Boa pedida!

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados