Comunicado: Retomar sem subestimar

Fortaleza entra hoje na quarta fase do plano gradual de retomada das atividades econômicas, com a reabertura de restaurantes durante a noite, do transporte interestadual de passageiros, de atividades religiosas (com 50% de capacidade), comércio de produtos não essenciais, entre outras mudanças em setores diversos.

A queda expressiva nas médias móveis de casos e mortes por Covid-19 na Capital justifica um passo além no relaxamento das medidas, mas o que se observa é que as pessoas já estão relaxadas além da conta, o que se nota em um passeio breve por espaços abertos ao público, como a Avenida Beira-Mar.

Não esqueçamos que não faltam exemplos de cidades que tiveram que retomar o isolamento rígido após a ameaça real de uma segunda onda de contágio, e que, assim como nos decretos anteriores, o uso de máscara e o distanciamento mínimo continuam obrigatórios.

Prevenção

Está nas mãos do governador Camilo Santana (PT), para sanção, importante projeto que prevê a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas escolas públicas e particulares do Estado.

Apenas 6% das escolas públicas do Ceará têm uma estrutura organizada para notificar e encaminhar casos de violências no ambiente escolar. O projeto, de autoria de Renato Roseno (PSol) e subscrito por Augusta Brito (PCdoB), vem acompanhado da previsão da formação de comissões em mais de 130 escolas em 2020, em parceria com organizações não-governamentais.

Festival

A Universidade de Fortaleza (Unifor) continua com ótima programação nesta semana para quem procura boas opções culturais sem sair de casa. Hoje e amanhã, a dica são as apresentações musicais do Festival Eleazar de Carvalho, das 19h às 20h30. Boa pedida!

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


ÚLTIMAS HORAS PARA GARANTIR SUA ASSINATURA ANUAL COM 50% DE DESCONTO

Tenha acesso ilimitado a conteúdos exclusivos!

Análises de especialistas, coberturas sobre esporte, política, economia e muito mais.

ASSINE JÁ