Comunicado: Proteção contra assédio

Escrito por Redação ,

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado em 2008, reconheceu a violência sexual contra crianças e adolescentes cometida na internet e nas mídias digitais, passando a caracterizar como crime qualquer situação de "constrangimento de crianças e adolescentes para a prática de atos libidinosos em qualquer meio de comunicação". Em casos não só de violência como também de assédio sexual contra crianças e adolescentes, é necessário não apenas a denúncia efetiva aos órgãos responsáveis por investigar e punir infratores, como também o acolhimento da vítima. Ontem (25), a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou uma nova ferramenta para contribuir nesse combate: o Acolhe Aquarela. Ele funcionará como um canal telefônico provisório de acolhimento realizado por psicólogas e direcionado para crianças e adolescentes vítimas de assédio sexual pela internet. O número para contato é (85) 3433.9568. Para denúncias, entre em contato com a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca): (85) 3101.2044. Denuncie!

Pesquisa

Pesquisadores cearenses têm se destacado em um momento em que a comunidade científica se mostra cada vez mais essencial. Sob a liderança do coordenador do Laboratório de Biofísica da Respiração da Universidade Estadual do Ceará, professor Sales Ávila, pesquisadores da instituição desenvolveram o protótipo de um primeiro ventilador mecânico de baixo custo.

Doação

Que tal transformar parte do seu Imposto de Renda (IR) em ações voltadas a crianças e adolescentes? A campanha "Doando Esperança - seu Imposto de Renda faz a diferença" permite ao contribuinte destinar 3% do IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Por meio dele, são apoiados projetos de atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para colaborar, o contribuinte deve, no momento do preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), selecionar a opção modelo completo e escolher o FMDCA.

Acolhimento virtual

As plataformas virtuais vêm sendo um meio importante para promover o acolhimento psicológico neste contexto de pandemia. A equipe do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) lançou mão desse recurso para reunir familiares dos pacientes atendidos pelo serviço. Antes presenciais, os encontros são um espaço de fala e escuta livres entre os cuidadores (como são chamados os familiares que se responsabilizam pela atenção ao paciente que precisa de cuidados em casa) e de promover também uma troca de experiências e de afetos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.