Comunicado: Pesquisa cearense da Covid-19

Escrito por Redação ,

Um dos maiores desafios encontrados por cientistas e médicos ao redor do mundo é a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Neste sentido, pesquisadores cearenses têm se destacado. No Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), as pesquisas têm como objetivo a avaliação dos efeitos da doença e no aprimoramento das possibilidades de tratamento.

Ao todo, 11 estudos estão em andamento, em diferentes fases de desenvolvimento na unidade de saúde. Dentre eles, uma das análises em fase mais avançada envolve associação medicamentosa que integra coquetel antirretroviral utilizado contra infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), além de estudos sobre pacientes com segunda infecção ou remissão do coronavírus.

Ineditismo

Pesquisa inédita está sendo realizada pelo Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (Lamofopa), da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece). O estudo realiza a primeira gestação, do mundo, em caprinos, utilizando a tecnologia do ovário artificial, técnica que visa à preservação da sobrevivência e crescimento in vitro de óvulos fora do organismo materno. A pesquisa foi, inclusive, destaque em publicação internacional.

Emprego

O Sine Municipal está disponibilizando 264 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo para pessoas com deficiência (PcD). Os interessados podem buscar atendimento por meio dos telefones (85) 3105-3712 ou 3223-5437 e o WhatsApp (85) 9.8513-4385. Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas demais vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Ministério da Economia, disponibiliza o aplicativo Sine Fácil.

A partir desta quarta-feira (12) começa o Viradão da Juventude 2020. Neste ano, a programação será exibida pela Juv.TV, no YouTube, e contará com webinário, apresentação musical e muito mais!

O Seminário “100 anos de Celso Furtado: que desenvolvimento queremos para o Brasil?” ocorre nesta quarta e quinta-feira (13), a partir das 15 horas. Entre os convidados, o ex-chanceler Celso Amorim e o cantor Gilberto Gil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.