Comunicado: dia histórico do anúncio da vacina pede cautela

Escrito por Redação ,

A Prefeitura de Fortaleza vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 na próxima quarta-feira (20). A informação da data é um alívio. É o momento mais esperado dos últimos meses. A população, no entanto, precisa observar um ponto importante do início da imunização: a prioridade são os profissionais de saúde e os idosos - o que representam uma parcela pequena da população. Especialistas apontam que a quantidade de contaminação continuará alta pelo menos até o fim do ano, e cairá na medida em que a população for sendo vacinada. O anúncio da vacinação é histórico, mas ainda requer cautela.

Mutirão

Problema recorrente na Capital, a dengue continua sendo uma preocupação da administração pública. A Prefeitura de Fortaleza promete realizar hoje um mutirão contra o mosquito. É a Operação Inverno 2021. A averiguação será no bairro Bom Jardim, área da Regional V, uma das localidades com grande incidência de casos. A população precisa ser parceira dos agentes públicos para reduzir os impactos da doença.

Crédito

Em meio aos prejuízos da economia, fortalecido pela pandemia da Covid-19, alternativas têm sido criadas para que os pequenos empresários enfrentem a crise de uma forma menos traumática. O fundo privado Estímulo 2020, com foco nos pequenos negócios afetados pelo novo coronavírus, ampliou o rol de empresas que podem solicitar apoio financeiro, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Agora, 900 modalidades registradas no Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE), seja nos segmentos de comércio, serviços ou indústria estão aptas a solicitar o crédito.

Moradia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta semana, o novo projeto de habitação chamado Programa Casa Verde e Amarela. A promessa do Governo Federal é oferecer juros mais baixos para famílias do Norte e Nordeste. O programa substitui o Minha Casa Minha Vida, criado ainda no governo Lula. Em meio ao déficit habitacional no País, o objetivo é promover o direito à moradia para famílias de baixa renda.

Fim da etapa

Sessão solene do Conselho Superior da Defensoria Pública foi realizada, ontem, dando posse ao último defensor público aprovado no concurso 2014-2015, Eduardo de Carvalho Veras. Com essa nomeação, a Defensoria encerra a chamada dos aprovados no último certame e inicia a preparação com vistas ao próximo concurso, previsto para 2021.

Produtividade

Os colegiados das quatro Câmaras de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará julgaram, em 2020, 15.446 processos, 4.234 a mais se comparado ao ano de 2019, o que representa aumento de 37,7%. Os dados foram contabilizados compreendendo os meses de janeiro a dezembro. Do total, 13.023 ações foram julgadas por videoconferência, sistema adotado pelo Judiciário em razão da pandemia do novo coronavírus. As sessões presenciais somaram um total de 2.423 julgados. O TJ tem melhorado os índices de produtividade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados