Comunicado: Cresce o número de candidaturas no Ceará

Escrito por Redação ,

Com o fim das candidaturas proporcionais para o Legislativo, a quantidade de nomes para a disputa municipal no Ceará cresceu em relação ao último pleito, em 2016. A Justiça Eleitoral recebeu, até o último sábado (26), 15.916 pedidos de registros, incluindo prefeitos (596), vice-prefeitos (598) e vereadores (14.722). Na última eleição municipal, há quatro anos, foram 14.909 pedidos, ao todo. As solicitações ainda estão sendo julgadas pela Justiça Eleitoral e o número poderá sofrer alterações.

Após o fim do período para o pedido de registro de candidatura, abre-se um prazo de cinco dias para a possibilidade de contestação de candidaturas. Todos os pedidos precisariam ser julgados pelo menos 20 dias antes do pleito. Com a grande quantidade de registros e a capacidade limitada dos Tribunais, o prazo sempre é estourado. Apesar na mudança que proíbe a aliança entre partidos para a disputa por vagas em Câmaras Municipais, as coligações majoritárias continuam permitidas.

Capital

Na Capital, foi montada força-tarefa pelos juízes e servidores das seis zonas responsáveis pelo registro. Ao todo, 1.371 pedidos de registro de candidaturas foram solicitados em Fortaleza, sendo 11 ao cargo de prefeito(a), 11 ao de vice-prefeito(a) e 1.349 ao cargo de vereador(a). Como são 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza, são cerca de 31 candidatos disputando uma cadeira no legislativo. Com o fim das coligações proporcionais, diversos partidos aumentaram a quantidade de candidatos para melhorar as chances de fazer cadeiras na Câmara. A estratégia também é usada para fortalecer as bandeiras partidárias na eleição.

Festa dos arcanjos

A tradicional Festa dos Arcanjos promovida pela Comunidade Católica Shalom vai ser realizada hoje, a partir das 15h, no Shalom da Paz, em Fortaleza, com entrada gratuita. Para atender a todos os fieis que não poderão estar presentes, devido ao limite na capacidade máxima de pessoas, toda a programação será transmitida ao vivo, pelo canal do YouTube. O evento terá a capacidade máxima de 300 pessoas por cada missa.

Uece testa servidores

A Universidade Estadual do Ceará realiza hoje, quinta-feira (1°) e segunda-feira (5), das 9h às 13h, aplicação de testes rápidos de Covid-19 para servidores (efetivos e terceirizados) lotados no campus Itaperi, que estão em atividade presencial. Hoje serão testados os servidores lotados na Prefeitura, Almoxarifado, Protocolo, Nuceng, Prograd, Proad, Reitoria e Propgpq. Demais setores com atividade presencial serão divididos nos demais dias a serem informados posteriormente.

Comando provisório

A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está sendo exercida, interinamente, pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, atual vice-presidente da Corte, desde o último sábado (26). A magistrada fica na função de até a próxima sexta (2). Ontem à tarde, ela presidiu a reunião do Conselho da Magistratura, no lugar do presidente, desembargador Washington Araújo, e na próxima quinta-feira, sessão do Órgão Especial. Nailde Pinheiro ocupará o cargo de presidente do TJCE no biênio 2021/2023.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados