Comunicado: Bom indicativo no combate à pandemia

Escrito por Redação ,

A queda na procura por atendimentos no Hospital de Campanha montado no Estádio Presidente Vargas, registrada de forma sustentada há seis semanas, é um indicativo importante de que ações de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus têm surtido efeito. A secretária de saúde de Fortaleza, Joana Maciel, lembrou que, nos dias mais críticos, o equipamento de saúde chegou a receber um paciente a cada 30 minutos - 48 pessoas em 24 horas -, mas ontem, por exemplo, não havia nenhum paciente com Covid-19 lá. Se a taxa de infecção permanecer em queda, o Hospital de Campanha, que está em funcionamento desde 18 de abril, pode ser desativado entre 30 e 45 dias.

Uma notícia animadora em tempos tão difíceis, visto que não apenas constata avanços coletivos, do poder público e da sociedade, na luta contra a doença, mas também abre caminho para que o investimento e a atenção conferidos ao combate ao novo coronavírus possam ser distribuídos com mais ênfase para outras demandas da área da saúde. A pandemia, contudo, não acabou, e cada passo dado rumo a dias melhores pode retroceder caso a vigilância não seja constante. É preciso, portanto, reafirmar a necessidade do uso da máscara, manter medidas de higienização e evitar aglomerações, conforme orientam autoridades sanitárias.

Seleção

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza abriram processo seletivo para professores supervisores e monitores, voltado ao Projeto Escola Areninha. As inscrições seguem até amanhã (16) e os editais podem ser acessados nos sites das instituições. Serão duas vagas para professores supervisores nas áreas de Educação Física e Língua Portuguesa e 50 vagas para monitores graduados nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática e Cidadania.

Obras

O governador Camilo Santana inspecionou ontem (14) os trabalhos de construção do reservatório Taquarão, em Caucaia. A obra hídrica tem capacidade para 40 mil metros cúbicos e quando estiver concluída vai beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Para a obra ser construída, os moradores da comunidade perderam o acesso a cachoeiras naturais, riachos e açudes. Quem mora lá espera que sejam cumpridos os acordos de cuidados com o entorno e preservação do escoamento de água pelos percursos naturais que ainda restam.

Atendimento

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) lançou nova plataforma de atendimento: o Assistente Virtual da Sefaz. O assistente é um canal direto e personalizado para o cidadão buscar informações sobre conteúdos tributários e poder conversar online com uma equipe de especialistas. Serão realizados atendimentos sobre temas como legislação tributária durante a pandemia; Módulo Fiscal Eletrônico e outros.

Sorteio

O primeiro sorteio do programa Sua Nota tem Valor ocorre hoje (15)! São mais de 29 mil participantes e 180 instituições cadastradas. O primeiro sorteio mensal de seis prêmios será no valor total de R$ 150 mil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.