Comunicado: A força da transparência pública no Brasil

Escrito por Redação ,

A transparência pública no Brasil continua sendo uma ameaça aos maus governantes. Não é raro encontrar um portal de transparência ineficiente, apesar de lei nacional prever a existência dessa ferramenta. Recentemente uma polêmica surgiu envolvendo a aquisição de produtos alimentícios na gestão federal. Horas depois da divulgação, o portal, de forma inexplicável, ficou fora do ar, retomando no dia seguinte.

A polêmica não traz necessariamente a comprovação de alguma irregularidade nas compras, como está sendo sugerido por algumas correntes políticas. Para isso há os órgãos responsáveis pela investigação.

No entanto, a discussão é importante para que a sociedade entenda a necessidade da apropriação dessa ferramenta pública de dados.

É a partir dessas plataformas que a imprensa, e a sociedade em geral, têm acesso às movimentações públicas, por mais esdrúxulas que elas sejam. Nada melhor que a própria população brasileira querer saber como é investido o dinheiro dos impostos que pagamos todos os dias.

Testes

Viajantes que passam pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, relatam que a medição da temperatura dos passageiros não está sendo feita no embarque. O procedimento só estaria sendo adotado no desembarque. A medição da temperatura do corpo é protocolo adotado para facilitar a identificação das pessoas atingidas pela Covid-19. Flexibilizar as regras sanitárias em um local tão vulnerável como é o aeroporto é perigoso.

Nova diretoria

Reeleita para a próxima gestão à frente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) para o mandato 2021-2025, Nascelia Silva foi empossada ontem pela Comissão Eleitoral. Na pauta para os trabalhos na nova gestão, a presidente coloca como desafio a negociação do reajuste salarial de 2021, além da reforma da Previdência. A chapa foi reeleita com 53,7% dos votos.

Novas gestões

Falando em chapas eleitas, quem também fez os seus processos eleitorais para o próximo biênio foi a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (Apfmce) e a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab). Sônia Fortaleza, primeira-dama de Várzea Alegre, foi reeleita para os próximos dois anos na Apfmce. Na Amab, o presidente eleito é o prefeito de Redenção, Davi Benevides. O vice-presidente é o prefeito de Palmácia, David Campos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados