Comunicado: A controvérsia dos prefeitos cearenses vacinados contra a covid

Escrito por Redação ,

A quantidade limitada de vacinas contra a Covid-19 recebida pelo Ceará tem um direção certa: profissionais da saúde que trabalham na linha de frente da pandemia nos hospitais públicos e privados. Os lotes enviados só conseguem atingir 34% dos profissionais. Em algumas prefeituras do interior cearense, no entanto, os prefeitos, com a justificativa de serem médicos, foram uns dos primeiros a receber a primeira dose da imunização.

Ser profissional da saúde não é pré-requisito para estar no esquema de prioridade, e sim estar na rotina da linha de frente. A outra justificativa de que a prioridade é para estimular a população a se vacinar é outro equivoco. Nesse momento não há vacinas nem para o grupo prioritário por completo. O exemplo poderia ser deixado para o segundo semestre, que é quando se ventila a possibilidade de outros grupos serem imunizados.

Plano municipal

O Ministério Público do Ceará tem provocado os municípios para a construção de um plano municipal de vacinação contra a Covid-19. Os promotores de Justiça alertam que os planos devem conter informações sobre grupos prioritários, detalhando como será feito o controle e fiscalização do processo e se cada município dispõe de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), infraestrutura e recursos humanos necessários para dar início à vacinação.

Festival

Está programado para março o 3º Festival Imaginários Urbanos. Com o tema 'desobediências poéticas', o evento vai promover um seminário em ambiente virtual e a circulação de vídeo-performances usando parte da frota de ônibus de Fortaleza como suporte. Autoras e autores interessados podem submeter artigos até o dia 8 de fevereiro. A convocatória completa e o formulário de inscrição podem ser acessados através do perfil @imaginarios_arte no Instagram.

Trecho

A partir da manhã de hoje mais um intervalo dos 32 km da duplicação do Anel Viário de Fortaleza (BR-020) vai estar parcialmente entregue para tráfego de veículos: é a pista no sentido Maracanaú-Caucaia sob o viaduto da CE-065 (Maranguape). Nas semanas seguintes, será a vez da outra pista neste mesmo trecho e da passagem superior do viaduto.

Limpeza

Com o início das chuvas no Ceará, a gestão da Capital se organiza para fazer a limpeza de canais e lagoas em Fortaleza. O objetivo é evitar alagamentos. Nem sempre a população joga o lixo no lugar correto. Maior causa dos alagamentos, que causam acidentes e mortes, é por conta do lixo. A Prefeitura poderia disponibilizar mais locais de lixo na cidade.

Nota

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), através de nota, lamentou a morte do prefeito de Ereré, Otoni Queiroz, do PDT. A causa da morte foi Covid-19. Em telegrama enviado à família e ao município, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, transmitiu o sentimento de pesar. "Espero que na fé encontrem consolo e resignação no momento de tristeza e dor", escreveu.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados