Com vagas limitadas no Detran-CE, mais de 4 mil alunos de autoescolas aguardam para realizar exames

A partir de amanhã, órgão passa a realizar atendimento nos finais de semana e deve ainda ampliar 2,5 mil vagas até final de agosto para suprir demanda reprimida durante período da pandemia

Escrito por Redação ,
Legenda: O órgão adotou protocolos de segurança para a retomada gradual das atividades
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) voltou, no dia 10 de agosto, a realizar testes práticos de direção e das provas teóricas de legislação, em Fortaleza, passando a enfrentar uma alta demanda de agendamentos. A capital e Região Metropolitana registram mais de 4 mil alunos de autoescolas aguardando a realização de exames práticos, conforme Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfc’s). Buscando suprir essa demanda, o Detran-CE deve abrir mais 2,5 mil vagas até o final do mês.  

Realizando os testes de forma gradual e segura, já foram contabilizados 1.139 exames do período de 10 a 21 de agosto, enquanto os exames teóricos tiveram 540 vagas disponibilizadas. A partir deste final de semana, 22 e 23 de agosto, o órgão também passará a realizar os testes no sábado e domingo, devendo estender a medida até o final de setembro e a estimativa é de que sejam disponibilizadas mais de 9 mil vagas entre agosto e setembro. 

De acordo com Rodolfo Ribeiro, gerente do núcleo de prontuário de habilitação do Detran, o órgão trabalha para atender à demanda reprimida, mas ainda há limitações por conta dos protocolos de saúde. “A gente teve todo um cuidado para evitar aglomerações, procuramos trabalhar em quantidades que não ofereçam risco à segurança, por isso, estamos abrindo aos poucos alguns serviços”, afirmou. 

O gerente adianta que a capacidade de atendimento deve aumentar conforme a demanda. “Estamos aumentando gradativamente, à medida que a gente verifica que há uma demanda maior em algum setor, a gente estuda a possibilidade”, diz.  

Para isso, o órgão ampliou horários de atendimento com expedientes nos fins de semana e estuda a possibilidade de turnos no período da noite. Além disso, há a priorização de serviços online. “Estamos trabalhando em aumentar a quantidade de serviços oferecidos na internet, sabemos que estamos com pequena defasagem, mas estamos trabalhando para corrigir e puxando servidores de outras regiões para que ofereçam trabalho na sede e consiga baixar esse tempo de espera”, explica Rodolfo.  

Para o presidente do Sindcfc’s, Eliardo Martins, o aumento de vagas é necessário a fim de reduzir o tempo de espera e o acúmulo dos agendamentos. “Os alunos vêm com uma chuva de cobrança em cima da autoescola, mas nós só preparamos, dando aula prática e curso teórico. Quem realiza exame prático é o Detran”, explica.  

Após o retorno das atividades do Detran, Eliardo aponta que a quantidade de vagas disponíveis era muito limitada para o número de autoescolas que retornaram a funciona na capital e região metropolitana. Segundo aponta, são 135 unidades de treinamento na capital tentando vaga para seus alunos, enquanto eram disponibilizadas apenas 160 vagas diárias, contemplando cerca de 1 aluno por dia.  

“Temos um acúmulo de antes da pandemia que estavam marcados. Esperamos que o órgão faça esses exames extras e nossos clientes possam concluir esse processo de habilitação e ingressar no mercado de trabalho”, diz Eliardo.   

Retorno das atividades 

O presidente do Sindcfc’s também cobra pelo retorno das atividades de autoescolas e da atuação do Detran-CE no interior do Ceará. “A gente sabe da dificuldade do órgão, que não vai ser como era antes da pandemia, mas tem condição de ampliar essas vagas gradativamente para atender toda população cearense”, aponta.  

As categorias profissionais, como C, D e E, responsáveis por veículos maiores, como tratores, ônibus e caminhões, ainda não estão podendo abrir processos. Eliardo aponta que essa medida causa um prejuízo para os cidadãos que desejam exercer a função profissional.  

Porém, de acordo com o Detran-CE, o retorno gradual das atividades segue o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, do Governo do Estado. O avanço depende do plano de retomada das atividades à medida que as cidades e regiões reduzirem os casos de coronavírus.  

“O Estado possui diferentes regiões e índices epidemiológicos, portanto, muitas cidades encontram-se em fases diferentes da capital e que, nesse momento, não contemplam o retorno das atividades presenciais ofertadas pelas autoescolas”, finaliza o Detran-CE.   

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados