Chuva em Fortaleza causa alagamentos e transtornos no trânsito nesta quinta-feira
Avenidas como Heráclito Graça, Raul Barbosa e Alberto Craveiro ficaram intrafegáveis no início da manhã
Fortaleza amanheceu nesta quinta-feira (4) sob forte chuva, que deixou diversas ruas e avenidas alagadas. Por volta das 7h, vias como a Heráclito Graça, Visconde do Rio Branco, Raul Barbosa, Leste Oeste e Perimetral já ficaram intrafegáveis. A Avenida Alberto Craveiro, entre os bairros Castelão, Aerolândia e Dias Macedo, foi uma das mais afetadas e permaneceu inundada, pelo menos, até as 9h30.
Motoristas tiveram que acessar vias alternativas em direção a bairros como Centro, Aldeota e Meireles em decorrência dos alagamentos. Alunos de um ônibus universitário chegaram a ficar ilhados na Avenida Heráclito Graça.
Além desses locais, leitores do Sistema Verdes Mares também relataram transtornos e inundações em bairros como Messejana, Mondubim, Passaré e Lagamar. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 71,8 milímetros no Posto do Castelão, nesta quinta-feira.
Veja a seguir os reflexos da chuva nesta quinta-feira na Capital:
Av. Alberto Craveiro e Avenida do Canal
Carros apresentaram problemas mecânicos devido à enchente na subida do viaduto da BR-116 e o trânsito ficou parado. O trecho ficou bloqueado nos dois sentidos. Os motoristas temiam tentar atravessar o trecho. Devido ao problema, muitos condutores voltaram na contramão no viaduto da Avenida Senador Carlos Jereissati, no sentido Centro e não Makro.
Na Avenida do Canal, no Bairro Aerolândia, por causa dos alagamentos, motoristas procuraram outros caminhos. Muitos foram em direção ao Sindiônibus, próximo à Base Aérea de Fortaleza.
Túnel inundado na Av. Rogaciano Leite
O túnel da Avenida Rogaciano Leite, no Bairro Cocó, ficou alagado durante a manhã. Motoristas não conseguiram acessar o equipamento e um longo engarrafamento se formou na via durante a manhã. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) chegou a emitir um alerta para que os condutores evitassem o trecho.
Ainda em consequência do alagamento, a Avenida Rogaciano Leite, no Bairro Luciano Cavalcante, ficou com o trânsito quase parado no trecho ao lado da Câmara Municipal de Fortaleza. Com trânsito lento, apenas uma faixa ficou liberada.
Outros pontos com alagamentos:
- BAIRRO CENTRO
Av. Pessoa Anta, entre Almirante Jaceguai e Av. Alberto Nepomuceno, ficou alagada nos dois sentidos - BAIRRO ALDEOTA
Av Heráclito Graça, entre ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, alagada nos dois sentidos
Av. Júlio Ventura ficou alagada e sem acesso de veículos; - BAIRRO MONDUBIM
Av. Perimetral alagada em direção à Messejana; carros parados na via; - BAIRRO VILA UNIÃO
Água invadiu casas na Rua Armando Monteiro;
Chuva deixou Av. Expedicionários alagada nas proximidades da Rua Almirante Rufino; - BAIRRO AEROLÂNDIA
Na Rua Tenente Jaime Andrade, carros têm dificuldade para trafegar por causa do alagamento
GALERIA
Fotos das chuvas hoje em Fortaleza
Semáforos apagados
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que 13 cruzamentos estavam com semáforos apagados ou piscantes no início desta manhã. Destes, 10 voltaram a operar normalmente, restando apenas três apagados. Agentes e equipes de técnicos da AMC estão a caminho dos locais para orientar o fluxo de veículos.
Confira os cruzamentos que estão com semáforos apagados:
- R. Barão do Rio Branco x R. Meton de Alencar
- R. Barão do Rio Branco x R. Antônio Pompeu
- R. Barão do Rio Branco x R. Clarindo de Queiroz
Agentes e equipes de técnicos da AMC estão a caminho dos locais. A AMC ressalta, ainda, que as falhas nos semáforos geralmente se dão por conta de oscilações na rede elétrica e, para isto, a Autarquia tem implantado NoBreaks, equipamento que impede que estas oscilações interfiram na rede semafórica.
Previsão para quinta e sexta-feira
A previsão do tempo para esta quinta-feira (4) é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme avaliação da imagem de satélite, neste momento, há nuvens sobre o território do Ceará. Essa nebulosidade está relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas da Funceme observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.
Para hoje, a cobertura de nuvens será constante e as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão.
Já para esta sexta (5), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, precipitações isoladas, ou seja, atingindo entre 20% e 50% da área.
10 maiores chuvas por posto no dia:
(132 postos com chuva de 139 informados)
- Abaiara (Posto: Abaiara) : 140.0 mm
- Crato (Posto: Lameiro) : 130.0 mm
- Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 124.0 mm
- Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 108.0 mm
- Crato (Posto: Crato) : 99.4 mm
- Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 98.0 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 88.0 mm
- Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 81.0 mm
- Paracuru (Posto: Paracuru) : 80.2 mm
- Itaitinga (Posto: Seman) : 75.0 mm
Balanço
No que se refere ao intervalo entre 7h desta quarta e as 7h desta quinta, a maior precipitação informada foi de 140 milímetros em Abaiara. Conforme o relatório pluviométrico da Funceme, é maior acumulado do município observado no ano. Choveu em 106 cidades.