Avenida Carneiro de Mendonça terá desvio a partir de hoje

A alteração de tráfego na área será a partir das 7 horas e atinge quem estiver no sentido oeste-leste da via

Escrito por Redação ,

A partir das 7h de hoje, os motoristas em trânsito pela Avenida Carneiro de Mendonça, no bairro Jóquei Clube, devem estar atentos a um desvio de tráfego implantado em virtude de um bloqueio temporário na via, viabilizando a continuidade dos trabalhos de implantação de três binários na região. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará no local para orientar a população.

O desvio atinge quem estiver no sentido oeste-leste da avenida, onde os motoristas deverão acessar à direita na Rua Ernesto Pedro dos Santos e seguir à esquerda na Rua Monsenhor Hipólito Brasil. Ao chegarem na Avenida Lineu Machado, poderão dobrar à esquerda em direção à Avenida Carneiro de Mendonça ou à direita para a Avenida Senador Fernandes Távora.

A linha 316 - Genibaú/Centro mudará o itinerário em virtude da mudança, seguindo pelas vias Monsenhor Hipólito Brasil, Lineu Machado e Carneiro de Mendonça no trajeto de ida. Neste momento, os trabalhos para viabilizar os binários se concentram na construção de ilha e novas geometrias dotadas com rampas de acessibilidade para que, assim, os veículos possam utilizar a direita livre e reduzir o tempo de espera nos semáforos.

Serviços de recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, obras de microdrenagem também estão sendo feitos na região. O projeto dos binários Jóquei Clube/Bela Vista prevê, ainda, a implantação de novos semáforos, travessias elevadas para pedestres, faixa exclusiva para transporte público coletivo, nova pavimentação, iluminação e limpeza.

Vias

Os binários na região serão formados pelas vias: Rua Rio Grande do Sul e Rua Estado do Rio de Janeiro, no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Engenheiro Humberto Monte; Avenida Carneiro de Mendonça e Rua Hipólito Brasil, entre a Rua Cel. Matos Dourado, conhecida como Perimetral, e a Avenida José Bastos; a Rua Pernambuco com Rua Alagoas, entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado do Rio de Janeiro.

No momento, a Rua Rio Grande do Sul passa por intervenções para implantação de uma ciclofaixa bidirecional, ligando a ciclovia da Avenida Humberto Monte até a Avenida Senador Fernandes Távora. As avenidas Carneiro de Mendonça, Padre Sá Leitão e Franco Matos também recebem a mesma estrutura, se iniciando na Avenida José Bastos indo até a Avenida Cel. Matos Dourado. Por sua vez, a ciclovia já existente na Coronel. Matos Dourado está sendo estendida para permitir a ligação com a nova estrutura cicloviária que virá da Avenida Carneiro de Mendonça.

Parceria

O projeto dos binários é desenvolvido pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), AMC, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regionais III e IV.

dsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.