Anvisa confirma segundo caso de Covid-19 em tripulação de navio atracado em Fortaleza

O diagnóstico foi confirmado após o homem passar mal e ser encaminhado à UPA da Praia do Futuro

Escrito por Felipe Mesquita e Renato Bezerra ,
Navios no Porto do Mucuripe
Legenda: Dois navios estão com operações suspensas no Porto do Mucuripe após casos de Covid em suas tripulações
Foto: Kid Junior

Um segundo tripulante do navio Pretty Lady, atracado no Porto do Mucuripe desde o último dia 7, testou positivo para Covid-19 na noite dessa quarta-feira (18). O homem passou mal, foi retirado da embarcação em alto-mar por uma lancha e levado à UPA da Praia do Futuro, onde recebeu o diagnóstico da doença. 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o restante da tripulação passou por testes na data de ontem e os resultados são aguardados. 

Antes de chegar ao Ceará, a embarcação - que transportava uma carga de cimento - passou por Lagos, na Nigéria. 

O primeiro caso foi confirmado no último dia 13, quando o navio seria desatracado. Porém, no momento em que a embarcação estava sendo afastada, um dos tripulantes teve sintomas de AVC. Ele também apresentava sinais compatíveis de Covid-19.

A Anvisa autorizou o desembarque dele para atendimento de emergência, que constatou via exame RT-PCR a contaminação pelo coronavírus. 

Nova quarentena

Com o recente caso positivo, a quarentena de 14 dias que havia começado após o primeiro teste foi zerada. Assim, o navio iniciou nessa quarta a contagem de mais duas semanas com operações suspensas para que a Anvisa monitore os 23 tripulantes. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados