Ação Verdes Mares atende mais de 1000 pessoas no Mondubim

Pela quarta vez consecutiva, O destaque foi a instalação do Espaço Nacional Gás, que apresentou receitas para reaproveitamento de alimentos e de pratos especiais, além de cuidados de segurança no manejo do botijão de gás

Escrito por Marcus Peixoto ,
Um público estimado em 1000 pessoas participou, hoje, de mais uma edição da Ação Verdes Mares, que aconteceu no Instituto Cuca do bairro do Mondubim. O evento, que começou por volta das 9 horas, se encerrou às 12 horas, com diversas ações de inserção de cidadania e entretenimento. Pela quarta vez consecutiva, O destaque foi a instalação do Espaço Nacional Gás, que apresentou receitas para reaproveitamento de alimentos e de pratos especiais, além de cuidados de segurança no manejo do botijão de gás.
 
O gerente de vendas da Nacional Gás, Leonardo Cavalcante, explicou que a iniciativa objetiva atingir a população de baixa renda, com informações que impactam na economia popular. Com isso, são repassadas dicas sobre como reaproveitar alimentos próprios do cardápio popular, evitando o desperdício e promovendo o uso mais racional do gás LP, ao mesmo tempo em que estimula a culinária criativa.
 
"Um foco especial da nossa participação é ofecerer informações sobre segurança no manuseio do gás. Para tanto, recomendamos uma atenção especial desde a compra do produto nos revendedores legalizados até o manejo final, com a inspeção de registros e mangueiras", afirmou o gerente. Ainda neste ano, o Espaço Nacional Gás esteve inserido na Ação Verdes Mares, que aconteceu nos bairros da Floresta, Santa Teresinha e Nova Esperança. Hoje, houve também o sorteio de vale-gás e de kits promocionais.
 
Segundo o coordenador de eventos do Sistema Verdes Mares, Júlio César Costa Barros, um aspecto bastante positivo da iniciativa do Sistema Verdes Mares tem sido a parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que abriu espaço dos Cucas para a realização do evento. Ele salientou que a cada edição há um aprimoramento da iniciativa. diversificando serviços para a comunidade e expandindo em atividades de lazer. Dentre esses, houve a apresentação de atrações musicais, do humorista Fonsequinha e pula-pula e distribuição de pipoca para as crianças. Ainda pela manhã, foi apresentado o novo personagem da Cagece, o Artuzinho, que orienta o consumidor a economizar água.
 
Uma ação bastante concorrida pelo público foi com a promoção  de testes rápidos de Hepatite B e C; distribuição de preservativo masculino. O serviço contou com a participação da Associação dos Pacientes Hepáticos e Transplantados. Conforme o presidente da entidade, Wilter Ibiapina, há um apelo especial para que os interessados não apenas façam os exames, como conscientizar aqueles que estão aptos para o gesto da doação, como um ato de amor e que salva vida.

Outros serviços prestados foram de consulta e encaminhamento gastro-hepatologista, teste de glicemia e vacinação.Também contou  com as participações do Nami da Unifor para aferição da pressão arterial e exame de glicemia capilar e da Sociedade Cearense de Oftalmologia, que realizou rastreamento do glaucoma.
 
A Secretaria de Segurança Pública fez a emissão da Carteira de Identidade; o CDL Fortaleza fez a consulta SPC e Inscrição no Cadastro Positivo; o Procon Itinerante manteve um balcão de reclamação; o Detran realizou a campanha "Seja você a mudança no trãnsito", dentre outros.
 
Para a moradora do Mondubim, Aurivânia de Moraes Silva, a Ação mantém uma relação especial com a comunidade, principalmente criando acessos mais fáceis para aquisição de produtos e serviços essenciais. Ela disse que a edição deste ano contou maior organização e maior participação de pessoas interessadas tanto residentes no bairro, quanto nas adjacências. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.