Abastecimento de água será suspenso em Aquiraz, na Grande Fortaleza, na próxima terça-feira (24)

Previsão é de equilíbrio total do sistema em até 72 horas

Escrito por Redação ,
Suspensão do abastecimento de água em Aquiraz
Legenda: O fornecimento de água na cidade será suspenso entre 7h e 17h
Foto: Kid Jr.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizará, na próxima terça-feira (24), serviços no sistema de abastecimento da localidade de Machuca, em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Por isso, o fornecimento de água na Cidade será suspenso entre 7h e 17h da mesma data.

Conforme a empresa, serão feitos o injetamento de uma nova rede de distribuição de água na localidade e uma manutenção no sistema de abastecimento do Município.

A suspensão temporária acontece porque não é possível realizar os serviços com a rede em funcionamento. Ao término dos trabalhos, segundo a Cagece, a distribuição de água será retomada imediatamente.

Como o sistema funciona por pressão, acrescenta, a água voltará mais rapidamente nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas. O equilíbrio completo do sistema deve ocorrer em até 72 horas após a conclusão dos serviços.

"Cabe destacar que alguns imóveis poderão sentir o desabastecimento e outros não, a depender de fatores como capacidade da caixa d’água, etc", explica a empresa.

Melhorias

O injetamento da nova rede de distribuição de água na localidade de Machuca beneficiará três mil moradores da região. Para realizar os serviços, a Cagece investiu cerca de R$ 800 mil. Foram instalados 21 mil metros de tubulações e realizadas 450 novas ligações.

Além disso, com um investimento de R$ 40 mil, a companhia vai remanejar 300 metros de tubulações no Centro da cidade para facilitar as manutenções na rede.

Atualmente, a tubulação está instalada a uma profundidade que exige a mobilização de grande estrutura e maquinário para manutenção.

Será feito, também, a setorização do sistema, possibilitando que apenas uma área seja impactada durante esse tipo de manutenção, diminuindo, assim, o impacto de desabastecimento temporário para a população em trabalhos futuros.

Assuntos Relacionados