76% dos casos de coronavírus apresentam febre e tosse como sintomas principais no Ceará

A coriza, segundo o boletim da Secretaria de Saúde, foi o terceiro sintoma mais recorrente em pacientes, presente em 39% dos casos

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@svm.com.br
Legenda: Além da febre, estão ainda na lista de sintomas a coriza, em 39% dos pacientes; dor de garganta, com 38,6%; e cefaleia, com 38,1%.

Pouco mais de 76% dos casos confirmados de coronavírus no Ceará apresentaram febre e tosse como principais sintomas. O dado está incluso no mais recente Informe Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que apontou 382 registros de Covid-19 até a noite da segunda-feira (30).

Na lista dos sintomas mais comuns estão ainda a coriza, registrada em 39% dos pacientes; dor de garganta, com 38,6%; e cefaleia, com 38,1%. Além desses, com porcentagem menor, o balanço aponta incidência de sintomas como adinamia, mialgia e atralgia, dificuldade de respirar, congestão nasal, diarreia, calafrios, náuseas e vômitos.

Dos 45 idosos com coronavírus informados no balanço, 80% deles tiveram febre e 79% apresentaram quadro com tosse. 

Novos dados

Em 24 horas, de acordo com o boletim, mais 23 casos positivos de Covid-19 foram confirmados em território cearense. Assim, os 382 casos confirmados pela Sesa no Ceará representam 47,7% de todas as confirmações feitas no Nordeste. Apesar do aumento, o número de mortes continua em cinco registros. 

Ao todo, 3 pessoas já foram liberadas de internação, todas em Fortaleza. 

Camilo prorroga decreto

No Estado, o primeiro caso confirmado de coronavírus foi registrado no dia 15 de março. No dia 20 de março, a Sesa oficializou a transmissão comunitária.

Para tentar frear a transmissão da doença, dentre outras medidas, o governador Camilo Santana emitiu um decreto no dia 19 de março restringindo a abertura de espaços como bares, comércios, igrejas e escolas e autorizando somente a manutenção dos serviços essenciais como farmácias, supermercados e hospitais. No último sábado (28), ele prorrogou o decreto por mais uma semana, até o dia 5 de abril.

Além disso, o Estado segue recomendando o isolamento social como forma de barrar a transmissão do coronavírus que no Estado vem apresentando, apesar das variações, uma curva de contaminação alta, com muitos casos confirmados em um curto intervalo de tempo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados