Ceará vence de forma heroica o The Strongest em La Paz pelas oitavas da Copa Sul-Americana

As equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (29), na Bolívia

Erick em ação pelo Ceará
Legenda: O atacante Erick marcou um dos gols da vitória do Ceará na vitória contra o The Strongest
Foto: Felipe Santos / CSC

Uma vitória histórica e heróica do Ceará na altitude de La Paz, na Bolívia. Contra o The Strongest, nesta quarta-feira (29), o time alvinegro saiu atrás do placar com gol de Ursino, mas foi buscar a virada com Erick e Iury Castilho há 3.625 metros de altura: 2x1. O resultado encerra um tabu de nove anos do futebol brasileiro sem bater o rival na Bolívia. No retrospecto geral, o Vovô se torna apenas o 5º time do Brasil que venceu a equipe adversária fora de casa.

A decisão pela vaga às quartas será na próxima quarta (6), às 19h15, na Arena Castelão - a equipe do técnico Marquinhos Santos pode avançar com um empate. Antes, a equipe alvinegra tem um compromisso pela Série A do Brasileiro: no sábado (2), encara o Internacional, às 19h, na Arena Castelão, pela 15ª rodada.

The Strongest x Ceará | acompanhe em tempo

Resumo do 1º tempo

O The Strongest iniciou o jogo com pressão no ataque e abriu o placar aos 4. Após escanteio, a defesa não conseguiu cortar, e o meia Ursino coloca no fundo da rede: 1x0.

O placar favorável fez os bolivianos se lançarem ao ataque e apostarem em chutes de longe. O Ceará, que adotou o esquema 4-3-3 com Vina mais avançado, sustentou a pressão e conseguiu os contra-ataques, principalmente com Erick. O lance de perigo foi de Vina, em falta forte.

Aos 32, Lima até deixou tudo igual após passe de Messias, mas a arbitragem marcou impedimento por posição irregular do zagueiro. Na reta final, os donos da casa exigiram muitas defesas do goleiro Vinícius Machado, que evitou gols de Saucedo e Herry Vaca nos acréscimos.

Resumo do 2º tempo

Na volta do intervalo, o técnico Marquinhos Santos acionou Iury Castilho e Nino Paraíba. O clube alvinegrou melhorou a transição e se tornou mais perigoso. Logo aos 2, por exemplo, Castilho recebeu na entrada da área e chutou forte para defesa do goleiro Viscarra. O recado era de um time que iria brigar pelo resultado, mesmo na altitude.

No avanço do tempo, o The Strongest insistiu no jogo aéreo e nos chutes de longe, ambos com a defesa do Vovô levando a melhor, além do inspirado goleiro Vinícius Machado. Pelo cenário do jogo, Zé Roberto entrou na vaga de Fernando Sobral, buscando segurar a posse de bola no campo ofensivo. Assim, aos 30, Erick recebeu passe de Geovane, invadiu a área e bateu colocado para deixar tudo igual: 2x1.

Com grande atuação coletiva, o Ceará se tornou protagonista e emendou chances, com Iury Castilho e Messias. Até que a virada existiu aos 47: Zé Roberto recebe de Nino Paraíba e manda uma bomba, sem chance de defesa, sacramentando a virada histórica. A partida foi encerrada aos 52, com a equipe cearense vencendo em La Paz.

Escalações

  • The Strongest | Viscarra; Wayar (Saúl), Castillo, Jusino e Villamil (Reinoso); Saucedo, Ursino (Prost) e Juan Cascini (Arrascaita); Gabriel Esparza, Herry Caca e Enrique Triverio. Técnico: Cristian Diaz.
  • Ceará | Vinícius Machado; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richardson, Fernando Sobral (Zé Roberto) e Geovane; Vina (Iury Castilho); Lima (Lacerda) e Erick (Kelvyn). Técnico: Marquinhos Santos.

FICHA TÉCNICA | The Strongest x Ceará

  • Competição: Copa Sul-Americana - Oitavas de Final. 
  • Local: Estádio Hernando Siles, La Paz, na Bolívia. 
  • Data/Horário: 29 de junho de 2022, às 19h15.
  • Gols: Ursino aos 04´/1º T (1-0), Erick aos 30´/2º T (1-1) e Zé Roberto aos 47´/2º T (1-2) .
  • Cartões amarelos: Erick, Iury Castilho, Zé Roberto, Victor Luís e Nino Paraíba (Ceará); Saúl e Jusino (The Strongest).
  • Árbitro  Esteban Ostojich (URU).
  • Assistente 1: Carlos Barreiro (URU).
  • Assistente 2: Pablo Llarena (URU).
Quero receber conteúdos exclusivos de esporte