As equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (29), na Bolívia
Uma vitória histórica e heróica do Ceará na altitude de La Paz, na Bolívia. Contra o The Strongest, nesta quarta-feira (29), o time alvinegro saiu atrás do placar com gol de Ursino, mas foi buscar a virada com Erick e Iury Castilho há 3.625 metros de altura: 2x1. O resultado encerra um tabu de nove anos do futebol brasileiro sem bater o rival na Bolívia. No retrospecto geral, o Vovô se torna apenas o 5º time do Brasil que venceu a equipe adversária fora de casa.
A decisão pela vaga às quartas será na próxima quarta (6), às 19h15, na Arena Castelão - a equipe do técnico Marquinhos Santos pode avançar com um empate. Antes, a equipe alvinegra tem um compromisso pela Série A do Brasileiro: no sábado (2), encara o Internacional, às 19h, na Arena Castelão, pela 15ª rodada.
The Strongest x Ceará | acompanhe em tempo
Resumo do 1º tempo
O The Strongest iniciou o jogo com pressão no ataque e abriu o placar aos 4. Após escanteio, a defesa não conseguiu cortar, e o meia Ursino coloca no fundo da rede: 1x0.
O placar favorável fez os bolivianos se lançarem ao ataque e apostarem em chutes de longe. O Ceará, que adotou o esquema 4-3-3 com Vina mais avançado, sustentou a pressão e conseguiu os contra-ataques, principalmente com Erick. O lance de perigo foi de Vina, em falta forte.
Aos 32, Lima até deixou tudo igual após passe de Messias, mas a arbitragem marcou impedimento por posição irregular do zagueiro. Na reta final, os donos da casa exigiram muitas defesas do goleiro Vinícius Machado, que evitou gols de Saucedo e Herry Vaca nos acréscimos.
Resumo do 2º tempo
Na volta do intervalo, o técnico Marquinhos Santos acionou Iury Castilho e Nino Paraíba. O clube alvinegrou melhorou a transição e se tornou mais perigoso. Logo aos 2, por exemplo, Castilho recebeu na entrada da área e chutou forte para defesa do goleiro Viscarra. O recado era de um time que iria brigar pelo resultado, mesmo na altitude.
No avanço do tempo, o The Strongest insistiu no jogo aéreo e nos chutes de longe, ambos com a defesa do Vovô levando a melhor, além do inspirado goleiro Vinícius Machado. Pelo cenário do jogo, Zé Roberto entrou na vaga de Fernando Sobral, buscando segurar a posse de bola no campo ofensivo. Assim, aos 30, Erick recebeu passe de Geovane, invadiu a área e bateu colocado para deixar tudo igual: 2x1.
Com grande atuação coletiva, o Ceará se tornou protagonista e emendou chances, com Iury Castilho e Messias. Até que a virada existiu aos 47: Zé Roberto recebe de Nino Paraíba e manda uma bomba, sem chance de defesa, sacramentando a virada histórica. A partida foi encerrada aos 52, com a equipe cearense vencendo em La Paz.
Escalações
The Strongest | Viscarra; Wayar (Saúl), Castillo, Jusino e Villamil (Reinoso); Saucedo, Ursino (Prost) e Juan Cascini (Arrascaita); Gabriel Esparza, Herry Caca e Enrique Triverio. Técnico: Cristian Diaz.
Ceará | Vinícius Machado; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richardson, Fernando Sobral (Zé Roberto) e Geovane; Vina (Iury Castilho); Lima (Lacerda) e Erick (Kelvyn). Técnico: Marquinhos Santos.