Novo trio ofensivo do Ceará tem mais da metade de gols de todo o ataque do Alvinegro em 2023

Equipe comandada por Vagner Mancini estreia no dia 21 de janeiro

Escrito por
Crisneive Silveira crisneive.silveira@svm.com.br
(Atualizado às 17:05)
Legenda: Atacante Aylon foi um dos destaques do Novorizontino, em 2023.
Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará tem apostado nas contratações para o setor ofensivo em 2024. Com o anúncio dos atacantes Aylon, Facundo Barceló e Facundo Castro, atualmente o Vovô conta com 10 jogadores na posição. Juntos, os três marcaram mais da metade de gols de todos os 16 atletas que defenderam a posição no time em 2023, quando a equipe disputou a Série B do Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. 

Juntos, os três novos contratados do clube cearense somaram 31 gols e 19 assistências na última temporada. O número é superior a soma dos 16 atacantes que passaram pela posição no Alvinegro durante a última temporada e quase o total daqueles marcados apenas na Série B (40). Dentre esses, 10 atletas marcaram gols, balançando as redes adversárias 52 vezes e contribuindo com 26 assistências. Nas quatro competições disputadas no último ano, o Alvinegro conseguiu 88 tentos.

Artilheiro e maior garçom do time, Erick, vendido ao São Paulo, lidera a lista com 18 gols e 13 assistências. Vitor Gabriel, negociado com o futebol coreano, marcou 11 vezes e deu 5 assistências. Janderson segue na equipe e fecha a lista dos três primeiros, com 7 e 5 assistências. Além dele, Saulo Mineiro, Erick Pulga, Chrystian Barletta, Caio Rafael, Daniel e Pedrinho continuam no plantel. 

O Ceará estreia no dia 21 de janeiro, domingo, diante do Maracanã. O duelo será no Estádio Presidente Vargas, a partir das 17h30 (de Brasília). 

Veja também

ATACANTES CONTRATADOS PARA 2024

Aylon se destacou no Novorizontino. Ele atua especialmente nas pontas, mas pode mudar para o meio. Aos 31 anos, o jogador está bem fisicamente.

  • 56 jogos: 14 gols e 5 assistências.

Facundo Barceló, de 30 anos, pode jogar centralizado como 9, mas também atua com dupla no ataque. Fez boa temporada no Guaraní (PAR) e não sofreu lesão.

  • 40 jogos: 14 gols e 5 assistências. 

Facundo Castro atua pela ponta direita, é veloz, tem qualidade nos passes curtos e também atua na esquerda e no meio.

  • 29 jogos: 3 gols e 9 assistências

Total: 31 gols e 19 assistências

ATACANTES DO CEARÁ EM 2023

 

  1. Erick - 52 jogos - 18 gols e 13 assistências
  2. Vitor Gabriel - 30 jogos - 11 gols e 5 assistências
  3. Janderson - 55 jogos - 7 gols e 5 assistências**
  4. Guilherme Bissoli - 17 jogos: 3 gols e 2 assistências
  5. Luvannor - 24 jogos: 3 gols e 1 assistência
  6. Nicolas - 31 jogos - 3 gols e 0 assistências
  7. Chrystian Barletta - 11 jogos - 3 gols e 0 assistências**
  8. Álvaro - 6 jogos - 2 gols e 0 assistência
  9. Saulo Mineiro - 14 jogos: 1 gol e 0 assistência**
  10. Erick Pulga -  18 jogos - 1 gol e 0 assistências**

Total: 52 gols e 26 assistências

NÃO MARCARAM

  1. Caio Rafael - 2 jogos - 0 gol e 0 assistências**
  2. Ezequiel Ivo - 1 jogo: 0 gol e 0 assistência
  3. Daniel Mazerochi - 2 jogos: 0 gol e 0 assistência**
  4. Pedrinho - 11 jogos - 0 gol e 0 assistência**
  5. Leandro Carvalho - 2 jogos: 0 gol e 0 assistência
  6. Cléber - 6 jogos: 0 gol e 0 assistência


*O levantamento foi feito com base nos dados do site ogol. 
** Jogadores de 2023 que seguem no elenco para 2024.