Fortaleza se consolida no continente e é o 1º nordestino a chegar à semifinal da Copa Sul-Americana
Tricolor do Pici venceu o América-MG por 2 a 1 e segue fazendo história
Fazer história é algo que vem sendo recorrente para o Fortaleza. Desde a chegada de Rogério Ceni, no fim de 2017, o Tricolor do Pici eleva o seu patamar como instituição a cada ano que passa. Hoje, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, a equipe se tornou presença constante em competições internacionais e alcançou o maior feito da sua história na noite desta última quinta (31), quando venceu o América-MG por 2 a 1, se tornando o primeiro time nordestino a chegar à semifinal da Copa Sul-Americana logo em sua segunda participação na competição. O resultado consolida cada vez mais o clube no continente.
COMPARTILHE COM ORGULHO! ❤️💙🤍
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) September 1, 2023
O FORTALEZA ESPORTE CLUBE É O PRIMEIRO CLUBE NORDESTINO A SE CLASSIFICAR PARA A SEMIFINAL DA CONMEBOL SUDAMERICANA! VAMOOOOOS!
🖌️ Rian Mesquita/FEC#FortalezaEC #Sudamericana pic.twitter.com/xcKfZWnWFz
A conquista é reflexo de um trabalho sério e muito bem feito, tanto dentro quanto fora de campo. Com Marcelo Paz no cargo de presidente, também desde o fim de 2017, o Leão deu um salto e hoje pode ser considerado por muitos como o maior projeto do Nordeste. Como disse Marinho, autor do segundo gol sobre o América-MG, o Fortaleza passa por "um grande crescimento nos últimos anos".
Inclusive, o crescimento ofusca rivais relevantes da região como o Ceará, o Bahia e o Sport. O trio também já fez boas campanhas em edições anteriores de Copas Sul-Americanas, mas não conseguiu ultrapassar a barreira das quartas de final. O time baiano, inclusive, é o que mais esteve presente na edição moderna da competição, com oito participações. Já o Sport disputou cinco edições e o Ceará três.
SUL-AMERICANA NA ERA MODERNA
Em 2002, a Sul-Americana substituiu a Copa Mercosul e se tornou a segunda maior competição de clubes da América do Sul, ficando atrás apenas da Libertadores. No entanto, foi somente em 2009 que o primeiro clube nordestino disputou a competição, com a presença do Vitória, que chegou às oitavas em participação de estreia. Veja as melhores campanhas abaixo:
Melhores campanhas de nordestinos na Sul-Americana
- 2017 - Sport (quartas, 4ª fase – 8 jogos 3V, 1E e 4D)
- 2018 - Bahia (quartas, 4ª fase – 8 jogos 4V, 1E e 3D)
- 2020 - Bahia (quartas, 4ª fase – 8 jogos; 4V, 1E e 3D)
- 2022 - Ceará (quartas, 4ª fase – 10 jogos; 9V, 0E e 1D)
- 2023 - Fortaleza (semifinais - 10 jogos; 8V, 1E e 1D)
*Pesquisa do jornalista Cássio Zirpoli
CSA FINALISTA DA COPA CONMEBOL
Antes da realização da Copa Sul-Americana, a Copa Conmebol era a segunda competição mais importante do continente. No entanto, o torneio estava "esvaziado" há alguns anos, com clubes participando por indicações, algumas técnicas, de federações locais.
Neste contexto, o Sampaio Corrêa foi semifinalista em 1998. No ano seguinte, o CSA/AL fez o que até hoje é a melhor campanha de um nordestino em uma competição oficial realizada pela Conmebol. A equipe alagoana foi vice-campeã após perder a final de para o Talleres, da Argentina.