Ceará registra nova queda no número de lesões em 2025; veja números

Equipe vai disputar quatro competições no próximo ano

Escrito por
Crisneive Silveira crisneive.silveira@svm.com.br
(Atualizado às 18:13)
Legenda: Ceará tem redução de número de lesões.
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

O Ceará encerrou a terceira temporada seguida com redução de lesões nos jogadores. Ao todo, foram 28 registradas durante o ano de 2025. Este é o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, há três anos. A queda é de 24% em relação ao ano anterior. O resultado é fruto dos processos adotados pelos setores que formam o Centro de Saúde e Performance do Ceará (CESP). 

Em 2025, a equipe disputou quatro competições: Série A do Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. Nesta temporada, foram 16 lesões de origem muscular, melhor, menor número da séie histórica, e outras 12 de origem articular. Em maio, junho, julho e setembro foi registrada apenas uma lesão por mês. 

“Os números de 2025 refletem a consolidação de um trabalho construído ao longo do tempo por profissionais qualificados e por processos de saúde e performance bem estruturados e consistentes. Neste ano, esse cenário também foi fortalecido por uma diretoria que atuou com coerência ao confiar no embasamento técnico, garantir autonomia ao CESP e apoiar decisões pautadas em critérios profissionais", afirmou André Martins, coordenador do CESP.

"Essa cultura institucional permitiu alto nível de atuação dos setores do CESP, amadurecimento dos processos, e a manifestação da redução consistente do número de lesões de forma natural e sustentável”, completou.

Em 2026, a equipe vai disputar a Série B do Brasileiro, além da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e do estadual. A equipe fará o primeiro jogo oficial no dia 10 de janeiro, contra o Floresta, no Cearense

LESÕES POR ANO: 

  • 2022: 64 lesões registradas 
  • 2023: 53 lesões registradas (redução de 17%)
  • 2024: 37 lesões registradas (redução de 33%)
  • 2025: 28 lesões registradas (redução de 24%)

O Ceará inicia a preparação para a próxima temporada no dia 26 de dezembro. Os atletas receberão, em formato remoto, as atividades coordenadas pelo CESP. Este protocolo tem sido adotado nas últimas duas temporadas.

Veja também

Assuntos Relacionados