Ceará anuncia fim do time feminino profissional e desiste de disputar a Série A2 do Brasileiro

Vovô alega "readequação orçamentária" para encerrar o projeto

Legenda: As meninas do Vozão comemoram o título cearense feminino
Foto: Giovanna Borges / SVM

Campeão nacional da Série A2 em 2022, o time feminino do Ceará não disputará a competição em 2024. O clube irá encerrar a equipe profissional para este ano. O Alvinegro seguirá apenas com as categorias Sub-15 e Sub-17 do futebol feminino. No comunicado feito nesta terça-feira (5), o Vovô alega "readequação orçamentária" para encerrar o projeto.  

O orçamento previsto para o futebol feminino em 2024 era de R$ 1,377.000 (um milhão e trezentos e setenta e sete mil reais). No entanto, o Ceará explica que vai focar os investimentos no time masculino, com intuito de retornar para a Série A. Com a desistência, as Meninas do Vozão voltam a jogar o torneio nacional em 2025, mas na terceira divisão. O clube, no entanto, deve disputar o torneio estadual deste ano com o time Sub-17.

O técnico Erivelton Viana, responsável por comandar a equipe no título inédito de 2022, retornou ao time em julho de 2023 e conquistou o título do Campeonato Cearense do último ano, nos pênaltis, em cima do Fortaleza, e deve deixar o clube novamente. No ano em que foi campeão nacional com o grupo, a equipe foi desfeita também por falta de investimento, após o rebaixamento do grupo masculino. 

Além da Série A2 do Brasileiro, a equipe também disputaria o Campeonato Cearense da categoria em 2024. Com o fim da equipe profissional, as Leoas serão as únicas representantes do futebol cearense na disputa. 

Veja também

LEIA A NOTA COMPLETA:

"O Ceará S.C informa que, em razão de readequação orçamentária, manterá na temporada 2024 apenas os times Sub-15 e Sub-17 feminino, abrindo mão da disputa do Campeonato Brasileiro Série A2.

O clube tem como objetivo principal neste ano o acesso à elite do Brasileirão, e, portanto, redireciona atenções e esforços nesse momento ao futebol profissional masculino.

Conseguindo o acesso e, consequentemente, o incremento das receitas, o clube voltará a privilegiar essa importante categoria do nosso futebol."