Análise: Fortaleza chega ao 5º jogo sem gol e segue sem vencer na Série A

Tricolor ficou no 0 a 0 com o Botafogo, na Arena Castelão, e somou o primeiro ponto na tabela, mas novamente voltou a pecar nas finalizações e segue sem balançar as redes adversárias e nem triunfar no Campeonato Brasileiro

Legenda: Ataque do Fortaleza passou em branco diante do Botafogo
Foto: Kid Junior

O Fortaleza segue sem saber o que é vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite de ontem, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Botafogo, na Arena Castelão, e chegou à 3ª partida sem triunfar na competição.

Por outro lado, o Leão do Pici somou o primeiro ponto na tabela, já que havia perdido as duas partidas anteriores.

O que é mais preocupante é que o Fortaleza acumula o 5º jogo seguido sem vitória, somando as partidas da Série A e também da Copa do Nordeste. O detalhe mais agravante é que, neste período, o time de Rogério Ceni não marcou nenhum gol sequer.

Confira classificação da Série A

Ontem, contra o Botafogo, mais uma vez o ataque voltou a cometer erros, que foram decisivos para o placar da equipe seguir zerado.

O jogo

Apesar de não ter feito um jogo brilhante, o Fortaleza poderia ter saído de campo com um resultado melhor, sobretudo pelo desempenho na segunda etapa.

Na volta do intervalo, o Tricolor teve controle da posse de bola (67% x 33%), teve mais volume de jogo e foi superior ao adversário, criando chances claras para marcar. A principal delas com David, que desperdiçou ótima cabeçada.

Além disso, ainda teve um gol anulado - corretamente -, marcado por Romarinho, aos 39 minutos do segundo tempo, que teve impedimento assinalado após revisão do VAR.

No geral, o Leão do Pici teve mais posse de bola (58% x 42%) e trocou mais passes (509 x 343) que o Botafogo. Mas voltou a apresentar dois problemas que já são bem conhecidos do torcedor: a dificuldade em verticalizar o jogo e em converter em gols as chances criadas.

Defensivamente, o time até se portou bem. Felipe Alves, Gabriel Dias, Carlinhos e Quintero tiveram boa atuação, juntamente com o volante Felipe. Já o ataque, não foi positivo.

Legenda: Atacante David, do Fortaleza, divide bola com atletas do Botafogo
Foto: Foto: Kid Júnior

Erros ofensivos

A posse de bola acabou sendo pouco produtiva, já que não virou muitas chances de gol. Nas que foram mais claras, o ataque desperdiçou, com erros de David, Romarinho e Wellington Paulista.

Para se ter noção da falta de pontaria do ataque, ao todo, foram 12 finalizações, sendo somente uma na direção do gol, oito pra fora e três travadas. O Botafogo, que ameaçou mais nos contra-ataques em velocidade, deu bem mais trabalho a Felipe Alves, já que finalizou 15 vezes, sendo seis na direção da meta.

Ouça o FortalezaCast sobre o jogo

>Confira mais notícias do Fortaleza

Próximo duelo

O Fortaleza volta a campo na próxima quarta-feira (19), para enfrentar o Goiás, às 20h30, no Serrinha, em confronto direto entre dois times que lutam pela manutenção na Primeira Divisão.

Assim como o Tricolor, o time Esmeraldino também não venceu ainda na competição, já que em duas partidas, perdeu uma e empatou outra.

No 1 a 1 com o Palmeiras, no último sábado (15), o Goiás jogou desfalcado de 15 jogadores em função do surto de Covid-19 que atingiu o elenco.

A partida promete ser complicada, e o técnico Rogério Ceni terá a missão de tornar o ataque mais efetivo para conquistar a primeira vitória na competição. Após três jogos, é preciso pontuar para ganhar fôlego na competição e tranquilidade para a sequência.

Veja também