Maiores chuvas registradas na Região do Cariri

Apesar do aumento de localidades que receberam chuvas em relação aos últimos dias, ainda é pouca a quantidade de precipitações no mês de maio, o último da quadra chuvosa

Escrito por Redação ,

Atualizada às 10h40

Choveu em 47 municípios entre as sete horas desta quinta-feira às 10h40 de hoje, com prevalência na região do Cariri, conforme atualização no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município que registrou maior precipitação foi Barbalha, com 88 milímetros. Ao longo do restante do dia, os dados ainda serão alimentados.

Segundo a Fundação, as chuvas se justificam pelo fato de que "há nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada à áreas de instabilidade que se formam em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN), padrão observado nos últimos dias".

Previsão

Para o restante do dia, "o Ceará deve permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, o céu ficará com nebulosidade e com chuvas isoladas em todas as regiões".

Amanhã, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o Ceará. Entre a madrugada e manhã, há possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado. Nas demais regiões, nebulosidade variável ao longo do dia".

Para este domingo, a previsão é de que "teremos nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões do Estado, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia".

 

Maiores chuvas nas últimas 24 horas:


Barbalha: 88.0 mm

Uruoca: 66.0 mm

Granja: 63.0 mm

Juazeiro do Norte: 61.0 mm

Santana do Cariri: 58.0 mm

Assaré: 52.4 mm

Crato: 46.4 mm

Tamboril: 38.0 mm

Crateús: 34.0 mm