Jovens talentos do Cariri representarão o Brasil na Europa

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Antônio Vicelmo
Crato (Sucursal) — Os meninos da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, foram convidados para representar o Brasil na França. Como a ONG não tem recursos próprios para bancar a viagem, eles estão com o show instrumental “Trilhas U Som”, que vai percorrer quatro capitais do Nordeste: Natal, dias 20 e 21 deste mês; Recife, dias 20 e 21 de setembro; Fortaleza, dias 20 e 21 de outubro; e Salvador, 20 e 21 de dezembro. Segundo o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, a data da viagem à Europa ainda não foi definida pelo Ministério da Cultura, que apontou o projeto Casa Grande com um dos pontos altos da cultura do Ceará. Entretanto, o Ministério está encontrando dificuldades para financiar a viagem dos adolescentes, que já tiveram oportunidade de dividir os palco com artistas famosos, dentre os quais, Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes e Lobão.

Antes da viagem à França e às capitais nordestinas, estão programadas apresentações no Cariri. Nos próximos dias 19 e 20, os garotos se apresentam no auditório do Sesc do Crato. O show, segundo Alemberg, representa um momento de amadurecimento dos jovens da Fundação Casa Grande, que começou com a criação da Bandinha de Lata. Ano passado, foram realizados vários shows, inclusive com apresentação em grandes palcos do Estado do Ceará, e os músicos dividiram palco com um dos grandes talentos da música cearense e do Cariri: Abidoral Jamacaru. No último sábado, o grupo foi destaque no Programa Criança Esperança, da Rede Globo.

Os integrantes tocam juntos desde os nove anos de idade. “Portanto, entrosamento e sintonia musical não são problemas nessa turma”, diz Alemberg, acrescentando que a harmonia é ponto forte, a partir da Bandinha de Lata, hoje registrada pelo cineasta Hermano Viana, em seu documentário “Música do Brasil”. O grupo é formado por Hélio Souza, na bateria e percussão, que divide o palco com Alisson Luiz, na percussão; Samuel Macêdo, na guitarra, violão, viola e percussão; Aécio Diniz, no baixo e percussão e Luiz Antônio, no sax, flauta e percussão.

O show tem a produção da Fundação Casa Grande, apoio cultural do Banco do Nordeste, com direção de Alemberg Quindins, Projeto Via de Comunicação e Arte Gráfica da Casa Grande Editora. A banda vai vestir roupas pretas com destelhes regionais, inspirados no artesanato de Expedito Seleiro, ex-vaqueiro, que se tornou um dos mais conhecidos artesãos do Cariri.

Na equipe técnica estão Alexandre Ferreira; no som, Cristiano de Souza; na luz, Tontonho Alencar; e imagens de Murilo Neto. Todas as trilhas sonoras são baseadas em lendas regionais, com o nome de “Trilhas U Som, resultado do trabalho produzido no laboratório de música do programa de artes da Fundação Casa Grande. São os próprios meninos da banda que executam as trilhas usadas em programas de rádio e para vídeos. É uma releitura elétrica de som acústico das composições míticas das lendas primitivistas compostas por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde.

A Fundação Casa Grande fica em Nova Olinda, Município distante 584 quilômetros de Fortaleza, com apenas 15 mil habitantes. Atua, conforme explica Quindins, em quatro programas relacionados à cultura: memória, com o Memorial Homem Cariri, com acervo material (peças arqueológicas) e imaterial (lendas da região); artes, com oficinas de música, produção cultural e cinema; além da comunicação, na qual se destacam as oficinas de rádio (FM Casa Grande), cuja programação já chega a 14 horas diárias, bem como a TV (produção de vídeos), a editora e site na Internet.

Os pais das 70 crianças que hoje freqüentam a entidade também não foram esquecidos. O programa de turismo oferece cursos de hotelaria e gerenciamento de pequenos negócios voltados para o setor. A direção do projeto abriu espaço para patrocinadores que poderão ajudar com cotas de R$ 300,00.

SERVIÇO: Quem quiser contribuir com a campanha pode ir pessoalmente ou telefonar para a sede da entidade - Av. Jeremias Pereira, 444

Nova Olinda - Fone: (88) 3546 73 33 -e-mail:
casag@urca.br - conta corrente 50915-8 - agência 014 do BEC.