Visitas a lares de idosos devem ser suspensas, segundo secretário da Saúde do Estado

A população nessa faixa etária integra o principal grupo de risco para Covid-19

Escrito por Redação ,
Legenda: A instituição filantrópica Casa de Nazaré determinou o cancelamento de todas as visitas à entidade por tempo indeterminado.
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Com o objetivo de diminuir o risco de infecção por coronavírus para pessoas com mais de 60 anos, as visitações a lares e abrigos de idosos no Ceará deves ser suspensas, de acordo com recomendação feita pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto. A população nessa faixa etária integra o principal grupo de risco para Covid-19

Em Fortaleza, o Lar Torres de Melo havia suspendido a entrada de visitantes, exceto familiares, desde a última quinta-feira (12). Ontem (16), a unidade passou a restringir também a entrada de parentes dos residentes por tempo indeterminado.

“Essas medidas são exatamente para proteger essa população tão vulnerável. O perigo está lá fora. Aqui, eles estão guardados. Isso é para prevenir”, ressalta Lúcia Severo, gerente administrativa do Lar Torres de Melo. Segundo ela, os familiares de idosos podem ligar para a unidade e falar com um profissional da saúde, que informará como está o paciente. 

Caso queiram entrar em contato direto, os parentes devem ir até o local, onde passarão por uma entrevista com o setor de saúde, que avaliará a possibilidade de contato com o idoso. “Atividades externas também foram canceladas, e deixamos de receber pessoas de fora que vinham realizar atividades aqui dentro. Os funcionários que forem chegando têm que se dirigir primeiro a um banheiro para lavar as mãos, depois trocam de roupa no vestiário e lavam as mãos novamente. Para trabalhar, precisam usar a máscara”, revela a gerente. A instituição atende, ao todo, 220 idosos. 

Já a instituição filantrópica Casa de Nazaré, que atende idosas em situação de vulnerabilidade social, determinou o cancelamento de todas as visitas à entidade, também por tempo indeterminado, a fim de garantir “a maior segurança possível às idosas”. 

Em publicações feitas na rede social Instagram, a unidade informa que está “acompanhando atentamente os boletins epidemiológicos no Brasil e continuamente alerta à disseminação local e às potenciais consequências da pandemia. Contamos com a compreensão de todos os amigos e parceiros da Casa e em breve voltaremos com as nossas visitas e atividades normalmente”. 

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados