Três UPAs da Capital oferecem atendimento odontológico de urgência

Na UPA tem dentista: Dentistas de plantão atendem casos como infecção dentária, dor de dente aguda, hemorragias gengivais e traumas provocados por quedas ou acidentes

Escrito por Redação ,

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. O que parte da população desconhece é que, em Fortaleza, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Praia do Futuro, do Canindezinho e do José Walter ofertam serviços de urgência odontológica. Juntas, elas acumulam 36.049 atendimentos dessa natureza, desde que foram criadas.

As unidades funcionam 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, e têm cirurgiões-dentistas de plantão. Eles atendem a casos de urgência e emergência, como infecção dentária, dor de dente aguda, hemorragias gengivais após extração dentária e traumas provocados por quedas ou acidentes, dando prioridade àqueles que causam maior sofrimento aos pacientes.

A orientação depois do atendimento na UPA e para tratamentos de rotina, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, é procurar o posto de saúde mais próximo. Lá, pode-se receber um encaminhamento para continuar o processo em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Capital. 

UPAs com serviço de urgência odontológica

UPA Praia do Futuro – Rua Júlio Silva, nº 440 (próxima à creche Dom Aloísio Lorscheider)

UPA Canindezinho – Rua 15, na esquina com a Rua José Dantas Vieira

UPA José Walter – Avenida Presidente Costa e Silva (ao lado da Chesf) 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.