Parte dos respiradores retidos pela União e liberados pela Justiça chegam ao Ceará, diz Camilo
28 equipamentos chegaram ao Estado. Ao todo, 94 respiradores pulmonares foram retidos pelo Ministério da Saúde
28 respiradores pulmonares que tinham sido adquiridos pela Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza e retidos pela União chegaram neste sábado (2) ao Estado. O governador Camilo Santana publicou em suas redes sociais sobre a vinda dos equipamentos, mas ressaltou que outros 66 ainda faltam chegar.
"Chegaram ao Ceará 28 respiradores que havíamos comprado e estavam retidos em SP. Faltam 66 respiradores da compra feita pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. Diante da grave situação, continuamos na luta para ampliar, cada vez mais, nossa rede de saúde pública", escreveu em seu Twitter.
O Ministério Público Federal (MPF) e Minitério Público do Ceará (MPCE) entraram com uma ação contra a União e a Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. Os 94 equipamentos comprados foram retidos a pedido do Ministério da Saúde. A Justiça Federal, em decisão de primeira instância, determinou a entrega dos repiradores, o que foi mantido em segunda instância.
Na última atualização do IntegraSUS, na manhã deste domingo (3), 8.336 casos do coronavírus foram confirmados no Ceará e 641 pessoas perderam a vida em complicações da doença.