Fortaleza se prepara para Seminário Internacional da Juventude

Dois anos se passaram desde o início do planejamento até a realização do VII Jubra, num processo de construção coletiva empreendido por pesquisadores de várias gerações

Escrito por Marcus Peixoto ,
Um total de 2.139 pessoas já está inscrito para a participação, sábado, da abertura do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (VII Jubra), com atividades programadas até terça-feira (15), em Fortaleza. Na pauta local, os gestores destacarão a violência e o preconceito que tornam vítimas uma legião de jovens negros e pobres, com demandas de políticas públicas não atendidas. 
Para a realização do evento, foram formadas parcerias com órgãos públicos estaduais e municipais universidades. Estão entre esses os principais pesquisadores nacionais dedicados à investigação do tema, além de referências internacionais, profissionais de diversas áreas, gestores públicos, estudantes e integrantes de movimentos sociais. As atividades acadêmicas serão realizadas na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Benfica, e as atividades culturais, no Cineteatro São Luiz, no Centro.
A professora de Gestão de Políticas Públicas da UFC, Celecina de Maria Vera Sales, que é coordenadora do Simpósio, chama a atenção para o fato de que o Jubra tornou-se uma iniciativa consolidada internacionalmente, em vista da sintonia de debater e apresentar reflexões em torno da realidade atual dos adolescentes. No caso cearense, disse que há um grande interesse no enfrentamento da violência, a ponto de restringir o número de grupos de trabalho dedicados ao tema.

Contudo, Celecina observa que um passo importante na busca de saídas foi a formação de parcerias com o poder público, por meio do Estado e do Município de Fortaleza, bem como da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A integração com diversas instituições, públicas e privadas, conforme a coordenadora, contribuirá não apenas na organização da infraestrutura para reunir grande massa de participantes do Ceará e outros estados brasileiros, como também de estrangeiros.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.