Emergência do Frotinha de Messejana será fechada para reforma a partir desta sexta-feira (1º)

Parte da unidade de saúde deixará de funcionar durante o período de obras, e pacientes devem procurar atendimento em UPAs e outros hospitais; intervenção deve durar 60 dias

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Área de urgência e emergência em clínica médica do Frotinha de Messejana será fechada para reforma
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Pacientes que têm o Hospital Distrital Edmilson Barros, o Frotinha de Messejana, como referência para buscar atendimento devem procurar outras unidades públicas a partir desta sexta-feira (1º). A área de urgência e emergência em clínica médica do hospital será fechada para obras de reforma. A intervenção deve durar cerca de 60 dias, segundo Romel Araújo, coordenador da Rede Pré-Hospitalar e Hospitalar de Fortaleza.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, será mantido o atendimento de cirurgias gerais e traumatológicas, além dos leitos de internação “como retaguarda”. Já para urgência e emergência, a população deve procurar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros equipamentos hospitalares durante a requalificação. Romel garante que "doente clínico que chegar por demanda espontânea será estabilizado e encaminhado a esses locais".  

A obra integra a terceira fase de reestruturação do Frotinha de Messejana. Após a conclusão dos trabalhos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capacidade do hospital será ampliada em até 50% nos setores de traumatologia e cirurgia geral. Nas duas categorias, 3,7 mil atendimentos foram realizados no ano passado. A previsão de término de toda a reforma é de nove meses.

72.739
pacientes foram atendidos no Frotinha de Messejana em 2018, conforme a SMS

Em entrevista ao Diário do Nordeste em janeiro, quando pacientes denunciaram superlotação nos corredores da unidade hospitalar, a SMS garantiu que os três Frotinhas seriam reformados até 2020.
 
Já foram realizadas melhorias estruturais no Frotinha de Antônio Bezerra, com ampliação de 54 para 70 leitos de enfermarias; e no de Messejana, onde foram criados 11 novos leitos, ampliando a capacidade do hospital para 71. Outras reformas em unidades hospitalares da Capital estão previstas até o ano que vem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.