Ceará é o 2º do Brasil com mais redações nota mil escritas por mulheres no Enem 2019

Levantamento divulgado pelo Inep mostra o Ceará empatado com o Rio de Janeiro e Goiás. Apenas Minas Gerais possui mais mulheres com nota mil no Enem.

Escrito por Felipe Mesquita , felipe.mesquita@svm.com.br
Legenda: Júlia Fernandes Cruz, de 17 anos, foi uma três estudantes cearenses que alcançou nota máxima na redação do Enem 2019
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

Três candidatas do Ceará alcançaram nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Dessa forma, o Estado se tornou o 2º do Brasil - e o 1º do Nordeste - com maior número de produções textuais escritas por mulheres com pontuação máxima. O Estado empata, no segundo lugar, com Rio de Janeiro e Goiás, que também tiveram três candidatas com nota 1000. Os três estados ficam atrás apenas de Minas Gerais,  que teve dez notas 1000 por mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as idades das estudantes variam entre 17 e 19 anos. 

O DF teve duas notas máximas, enquanto Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo com uma cada. Fora do Nordeste, o Inep não contabilizou estados das demais regiões brasileiras sem notas mil em redações de mulheres. 

Na última última edição do Enem, realizada em novembro do ano passado, a redação exigiu dos participantes um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A produção textual deveria ter até 30 linhas obedecendo a modalidade dissertativo-argumentativa. 

Nordeste

Fazendo um recorte regional, o órgão aponta que Alagoas e Piauí, que tiveram duas notas mil cada, estão em segundo lugar na lista por região. Rio Grande do Norte e Paraíba obtiveram uma nota máxima. Já Bahia, Pernambuco e Maranhão não pontuaram. Sergipe é o único estado do Nordeste que não teve os dados divulgados pelo Inep. 

A estudante cearense Júlia Fernandes Cruz, 17, obteve nota máxima treinando o repertório sociocultural, desde leitura de livros ao acompanhamento de notícias. Ao mesmo tempo, ela sugere que o treino da escrita.

“Além do treino, acho indispensável se manter informado sobre questões em pauta no atual governo, saber o que os corretores procuram no texto”, detalha Júlia, que deseja ser aprovada Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Dados gerais 

No total, o Ceará teve 6 redações nota mil, sendo 3 de mulheres e 3 de homens. O Estado continua em 2º lugar, empatado com o Rio de Janeiro. Minas Gerais permanece em 1º lugar no país, com 13 redações com nota máxima, sendo 10 de mulheres e 3 de homens. Depois de Minas Gerais e Ceará, surgem São Paulo e Goiás empatados no 3º lugar, ambos com 4 redações notal mil. Ao todo, o Brasil teve 53 redações com pontuação máxima. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.