Bombeiros retiram 9º corpo e encerram as buscas por vítimas do desabamento de prédio

Socorristas chegaram a encontrar embaixo dos escombros objetos de um quarto como cama, colchão e criado-mudo

Escrito por Redação ,
Legenda: O encerramento dos trabalhos de busca por vítimas foi marcado por momentos de muita emoção
Foto: TV Diário

O nono corpo que ainda estava sob os escombros do Edifício Andrea, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, foi resgatado na tarde deste sábado pelo Corpo de Bombeiros. Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, era síndica do edifício e morava no apartamento 501. A vítima era a última na lista de desaparecidos. Dessa forma, a operação de buscas foi encerrada. 

Às 10h40 desta manhã, no 5º dia de buscas, foi localizado o corpo do cuidador de idosos José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos, que estava no apartamento 502. Sete pessoas foram resgatadas com vida. O Edifício Andrea desabou às 10h28 de terça-feira (15). 

Após o encerramento das atividades, o Corpo de Bombeiros prestou homenagem às vítimas do desastre com o Edifício Andrea.

Legenda: Os entulhos são levados para o Aterro de Caucaia e os pertences pessoais para a Polícia Civil e depósitos da Agefis.
Foto: Kílvia Muniz

Durante a madrugada, os socorristas se concentraram em dois pontos específicos, indicados por um cachorro usado para auxiliar os trabalhos.

Legenda: Bombeiros chegam ao 5º dia de operações no resgate das vítimas do Edifício Andrea.
Foto: Thiago Gadelha

Tragédia em família

A oitava vítima Eriverton Laurentino, 44 anos, cuidava do casal de idosos no apartamento 501 do Edifício Andrea e foi o último corpo retirado.

Legenda: Corpo do cuidador de idosos é retirado protegido por lona e entregue à Perícia Forense na manhã deste sábado (19)
Foto: SVM

Apesar de estarem no mesmo apartamento, os corpos foram encontrados em diferentes camadas. Isso mostra o colapso que o prédio teve, afirmou o comandante Luis Eduardo Holanda, do Corpo dos Bombeiros. 

sétima vítima foi Vicente de Paula Vasconcelos de Menezes, de 86 anos, encontrado na noite da última sexta. Ele era casado com Izaura Marques Menezes, 81 anos, e pai de Rosane Marques de Menezes, de 55 anos, ambas também vítimas do desabamento com os corpos localizados na quinta (17)

O casal de idosos são avós de Fernando Marques, o primeiro sobrevivente retirado dos escombros do edifício Andrea, que ainda perdeu a mãe Rosane Marques na tragédia do Edifício Andrea.

 

MORTES CONFIRMADAS

1)  Frederick Santana dos Santos, 30 anos, era entregador de água e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento do desabamento. Bombeiros confirmaram a morte por volta das 23h30 da noite de terça-feira (15). 

2) Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos. Bombeiros confirmaram a morte dela por volta das 8h da quarta-feira (16), mas a identificação e o resgate do corpo só foram realizados por volta das 19 horas desta quinta-feira (17).

3) Izaura Marques Menezes, de 81 anos, é avó do primeiro resgatado com vida do prédio, o jovem Fernando Marques. Os bombeiros confirmaram a morte por volta das 17h30. De acordo com a corporação, o corpo foi encontrado ao meio-dia e eles não conseguiram identificar a vítima. A SSPDS, depois, a identificou como Izaura Marques Menezes, após exames de odontologia forense (arcada dentária).

4) Antônio Gildasio Holanda Silveira, de 60 anos, foi identificado por meio da impressão digital. Ele foi retirado dos escombros na manhã da quinta-feira (17).

5) Nayara Pinho Silveira, de 31 anos, foi identificada e teve o corpo resgatado por volta do meio-dia desta quinta-feira (17).

6) Rosane Marques de Menezes, de 56 anos, teve o corpo retirado do local às 21h10, desta quinta-feira (17). Ela é filha de Izaura Marques, terceira vítima confirmada.

7) Vicente de Paula Menezes, de 86 anos, teve o corpo localizado nesta sexta-feira (18). Ele é espososo de Isaura Marques Menezes e pai de Rosane Marques de Menezes, ambas encontradas mortas sob os escombros, além de avô do primeiro resgatado com vida, Fernando Marques.

8) José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos, cuidador dos idosos Vicente de Paula e Izaura Marques Menezes.

9) Maria das Graças Rodrigues, de 70 anos, síndica do Edifício Andrea.

QUEM SÃO AS PESSOAS RESGATADAS COM VIDA

1) Fernando Marques, 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros;

2) Antônia Peixoto Coelho, 72 anos. Estado de saúde é considerado grave;

3) Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60 anos. Foi encaminhada para hospital com ferimentos no corpo. Quadro de saúde é estável;

4) Davi Sampaio, universitário do curso de Arquitetura de 22 anos. O jovem, que sofreu escoriações, fez selfie nos escombros e enviou para a família. Ele teve alta hospitalar na tarde desta quarta (16);

5) Gilson Gomes, 53 anos, trabalhava próximo ao local e estava no mercantil ao lado do prédio, no momento da desabamento. Ele quebrou as duas pernas e está internado no IJF; 

6) Francisco Rodrigues Alves, 59 anos, porteiro e zelador do Edifício Andrea. Ele aparece correndo em um vídeo do momento do desabamento. Está internado no IJF;

7)  João Ycaro Coelho de Menezes, 35 anos, foi resgatado às 15h de terça-feira (15). Ele é sobrinho da idosa Antônia Peixoto Coelho, 72 anos, também resgatada com vida. Ele é engenheiro de computação, teve escoriações no momento do desabamento e foi encaminhado para o Frotinha de Messejana. Ficou em observação, fez exames e teve alta nesta quarta (16). 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados