163 pessoas atendidas nos corredores dos grandes hospitais

O destaque é para o HGF. A unidade atendeu mais pacientes nos corredores (29) do que nos leitos da emergência (17)

Escrito por Luana Lima ,

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 123 pessoas foram atendidas, nesta segunda-feira (18), de forma precária nos corredores dos grandes hospitais da Capital. Destas, 53 no Hospital de Messejana, 29 no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), 15 no Hospital São José, 10 no Hospital Infantil Albert Saibin (Hias), oito no Hospital de Saúde Mental Professor frota Pinto e oito no Hospital Geral Doutor César Cals. O destaque é para o HGF. A unidade atendeu mais pacientes nos corredores (29) do que nos leitos da emergência (17). Somado a estes, têm ainda outras 40 pessoas atendidas improvisadamente em macas nos corredores do Instituto Doutor José Frota (IHF), totalizando 163 pacientes. 

A Sesa não informa, porém, dados das Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Conforme o "Corredêmetro" do Sindicado dos Médicos do Ceará (Simec) e da Associação Médica Cearense (AMC), 88 pessoas foram atendidas nos corredores das nove Upas, nesta segunda-feira, das quais 10 estão intubados. Os demais aguardam transferência, uma vez que este modelo de unidade não tem perfil de internação. Diferente dos dados repassados pelas assessorias de imprensa da Sesa e do IJF, o Simec e a AMC informam que 350 pessoas foram atendidas em corredores, neste 18 de maio. Destes: 77 no IJF, 66 no HGF, 54 no Hospital de Messejana, 50 no Hias e 10 no Hospital São José, além de 88 nas Upas. 

Remanejamento

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, no último domingo (17), que vai deslocar recursos de outras áreas para custear a ampliação dos Frotinhas da Parangaba, de Messejana e do Antônio Bezerra, além de concurso público para contratação de 110 médicos para as três unidades e para o IJF. O gestor não especificou, entretanto, quais áreas serão afetadas com a redução de recursos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.