Iniciativas para pedestres e ciclistas serão implantadas em 2020

Os projetos escolhidos pelo Concurso de Ideias Cidade da Gente focam na criação de espaços criativos para a convivência entre as pessoas. A Avenida Desembargador Moreira deve ser a primeira a receber a intervenção

Escrito por Renato Bezerra , renato.bezerra@svm.com.br
Legenda: A iniciativa Vila dos Tabajaras, na Praia de Iracema, deverá ficar pronta no primeiro semestre de 2020
Foto: FOTO: J L ROSA

Otimizar os espaços urbanos em áreas de convivência. É com essa premissa que seis regiões diferentes da cidade devem receber, a partir de 2020, intervenções de redesenho urbano em benefício, principalmente, de pedestres e ciclistas. A iniciativa faz parte do 1º Concurso de Ideias "Cidade da Gente", realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Iracema.

As áreas de Fortaleza que serão contempladas são a Avenida Desembargador Moreira, no trecho entre as avenidas Dom Luís e Beira Mar; a Rua dos Tabajaras, após o cruzamento com a Rua dos Arariús até a Avenida Almirante Tamandaré; a Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares, no Barroso; o encontro das Ruas Renata Braga com Hidelaine Naiara, no bairro Passaré; a Rua Maria Gomes de Sá com Rua Jacunaúba, no Mondubim; além da Rua Martins de Lima, no Canindezinho.

Segundo destaca o presidente do Instituto Iracema, Davi Gomes, os projetos escolhidos atenderam ao critério de espaços criativos para a convivência entre as pessoas. "Principalmente no que tange a idosos, crianças, e especialmente em áreas mais carentes da cidade de Fortaleza. Tivemos mais de 30 inscrições e ficamos felizes porque as periferias foram as que mais receberam projetos. No Barroso tivemos oito para escolher um só, com soluções supercriativas", comenta. Cada um recebeu R$ 15 mil em prêmio.

As regiões contempladas, já previstas no edital - segundo acrescenta Gomes - foram definidas com base na necessidade e na demanda da própria comunidade local. Apesar de possuirem características diferentes, destaca, terão uma premissa em comum.

"São lugares que têm muita movimentação das pessoas e onde a gente imaginou que essa circulação, esse projeto, iria fazer com que as pessoas ficassem mais na rua, convivessem mais com o espaço urbano, de forma criativa", diz.

Proinfra

Ainda segundo Davi Gomes, as intervenções complementam locais com obras já em andamento por meio do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), que incluem trabalhos de pavimentação, drenagem e saneamento. "E o concurso veio para pensar em mobiliário urbano, em pintura, em tudo que tange à educação infantil, espaços de sombra. É como se fosse uma roupagem em cima da obra, como se fosse um 'q' de criatividade e interação em cima da obra", explica o presidente do Instituto Iracema sobre as intervenções propostas.

Cronograma

Com obras já iniciadas na Avenida Desembargador Moreira, a expectativa é que a via seja a primeira a receber um dos projetos escolhidos, denominado Passeio 7 artes, até o meio do ano de 2020. Este é o mesmo prazo em que deve ser implantada a iniciativa Vila dos Tabajaras, na Rua dos Tabajaras, Praia de Iracema. Os demais projetos deverão ser instalados no segundo semestre do próximo ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.