Um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os empresários que desenvolveram práticas inovadoras registraram perda de 32% da receita, enquanto que as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).
Para incentivar a inovação entre as micro e pequenas empresas, o Sebrae está promovendo, ao longo deste mês, que marca o Mês da Inovação, uma série de palestras e cursos online. Segundo a entidade, mais de 19 mil pessoas já se inscreveram e estão acompanhando. Os interessados podem se informar sobre a programação no sebrae.Com.Br/jornadadainovacao.
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Mudanças simples
De acordo com o analista de Inovação do Sebrae, Marcus Vinícius Bezerra, com mudanças simples nas empresas é possível inovar em processos que podem facilitar muito a vida do empresário.
"Quando falamos de processos, estamos falando em eficiência e otimização. No caso dos pequenos negócios, ainda é um dos grandes gargalos, pois muitas empresas não enxergam os benefícios da automação de processos".
Levantamento do Sebrae feito em 2019 identificou que a conquista de clientes é considerada a maior dificuldade entre os donos de micro e pequenas empresas. Segundo o analista de Inovação do Sebrae, muitos empresários se queixam de que não têm tempo para pensar em melhorias para atrair os clientes, porque precisam se dedicar à gestão administrativa do negócio.
"Não sobra tempo, o empresário tem diversas planilhas e anotações para analisar ao longo do dia, quando ele poderia integrar o controle financeiro, de estoque e pedidos em um único local, o que facilitaria muito a vida dele", explicou o analista.