Vale começa a resgatar 39 trabalhadores presos em mina subterrânea no Canadá
Mineradora esclareceu que não houve feridos após a colisão de um equipamento pesado com o elevador, o que bloqueou a entrada na mina
A Vale informou que os 39 trabalhadores presos em uma mina subterrânea Totten em Sudbury, Ontário, no Canadá, começaram a resgatados na noite dessa segunda-feira (27), um dia após o incidente. Segundo a mineradora brasileira, não houve feridos e o grupo teve acesso a comida e água.
"A equipe de resgate alcançou os mineiros e começou a evacuá-los por uma saída secundária através de um sistema de escadas", frisou a empresa em um comunicado.
A porta-voz da Vale, Danica Pagnutti, disse à Rádio Canadá que um equipamento pesado colidiu com o elevador e causou o acidente. No entanto, ela ressaltou que "ninguém estava no sistema de transporte principal" quando o acidente ocorreu.
'Levará tempo'
"Sabemos que a operação de resgate levará tempo e estamos aliviados em saber que não há feridos", ponderou no Twitter Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, província onde está localizada a mina.
Todas as operações da mina de Totten, em Sudbury, estão paralisadas desde o último domingo (26), e a Vale garantiu que realizará uma avaliação antes de retomar a produção.
A mina havia sido fechada em 1972, mas foi reaberta pela Vale em 2014. Durante os primeiros seis meses de 2021, cerca de 3.600 toneladas de níquel refinado foram extraídas.