Extrema onda de calor com quase 47 °C ocasiona mortes nos Estados Unidos e no México
Mais de 116 pessoas morreram nos dois países, sendo 100 óbitos apenas no México
Diversas regiões do sul dos Estados Unidos e do norte do México estão sendo atingidas com extrema onda de calor. Nesta quinta-feira (29), em Houston, foi registrada a sensação térmica de quase 47 °C, provocando rachaduras em estradas. Além disso, os Estados Unidos tiveram 16 óbitos por conta da mudança climática.
Já no México, mais de 100 pessoas morreram entre 12 e 25 de junho devido ao calor extremo que atinge especialmente regiões do norte do país, informou o governo.
Conforme o g1, o calor em terras estadunidenses chegou a atingir estados do centro-sul, deixando quase 60 milhões de pessoas está sob alerta de temperaturas extremas
Veja também
Mais de 100 mortes no México
Durante 12 e 25 de junho, foram reportadas mais de mil emergências "atribuíveis" às altas temperaturas, das quais 104 causaram mortes, segundo um relatório da secretaria de Saúde, publicado na quarta-feira (28).
As autoridades já tinham reportado outras oito mortes de 14 de abril a 31 de maio, somando 112 falecimentos, entre 1.559 casos registrados desde o início da temporada quente em 19 de março.
Esta semana "a temperatura máxima foi registrada em Aconchi, Sonora, com 49" graus Celsius, indicou a Secretaria de Saúde. As temperaturas máximas no México durante o verão flutuam entre 30 e 45 °C, de acordo com o relatório.