40 golfinhos morrem na região atingida pelo vazamento de óleo nas Ilhas Maurício

Resultado das autópsias dos animais devem sair nos próximos dias; Greenpeace pede 'investigação urgente' pelas causas das mortes

Escrito por Redação ,
fotografia de golfinho morto
Legenda: Já são pelo menos 38 carcaças encontradas nas praias das Ilhas Maurício
Foto: Reprodução

Um mês após o vazamento de óleo gerado pelo navio japonês MV Wakashio, encalhado nas Ilhas Maurício, pelo menos 40 golfinhos foram encontrados mortos na área do desastre ecológico, segundo jornal. Os resultados das autópsias devem sair nos próximos dias.

Moradores que faziam um passeio de barco na última quarta-feira (26) puderam avistar um golfinho nadando ao redor de um bebê golfinho morto, esse foi um dos primeiros achados. No mesmo dia, mais 16 carcaças foram encontradas e mais 7 na quinta-feira, segundo representantes do governo

Nesta sexta-feira (28), Jasvin Sok Appadu, representante do ministério de Pesca das Ilhas Maurício, disse que o total já eram de 38 carcaças levadas às praias. 

Veterinários examinaram apenas dois golfinhos, que carregavam sinais de ferimentos, mas não havia presença de hidrocarbonetos em seus corpos, de acordo com a autópsia preliminar.

Na quinta-feira, o Greenpeace pediu ao governo do local que lançasse uma "investigação urgente para determinar a causa das mortes e quaisquer ligações com o derramamento de óleo de Wakashio".