Água de coco: conheça principais benefícios e como consumir

Bebida é rica em nutrientes e minerais que contribuem para o equilíbrio do organismo

Escrito por Redação ,
coco verde
Legenda: Água de coco verde
Foto: Shutterstock

Os dias quentes pedem uma boa dose de refresco e sabor, e nada mais adequado para isso do que uma bebida saudável, acessível e rica em benefícios corporais: a água de coco.  

Veja também

A água de coco verde é uma bebida que está presente no coco, fruto do coqueiro. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo, servindo água nutricional, alimento, óleo de cozinha e até tronco para habitação de telhados de palha.  

esta é uma imagem de coqueiros
Legenda: Coqueiros
Foto: Shutterstock

Benefícios da água de coco 

O principal benefício da água de coco é a hidratação. Fernando Guanabara*, médico nutrólogo, explica que a bebida é rica em minerais que contribuem para uma homeostase metabólica, ou seja: auxilia no equilíbrio do organismo humano.  

O líquido ainda é abundante em nutrientes como vitaminas do complexo B e C, e minerais como magnésio, potássio e sódio.  

“A água de coco hidrata e ao mesmo tempo nutre o nosso corpo”, resume o médico nutrólogo
.  

Alyson Brito**, especialista em emagrecimento e metabolismo, também destaca que a água de coco por contribuir para o tratamento de infecções gastrointestinais, ajudando na reabilitação da saúde.

O profissional informa ainda que um corpo bem hidratado tem uma melhor resposta às reações metabólicas, controle térmico, saúde muscular, pele e cabelos

Sistema imunológico  

Além de todos os benefícios das vitaminas e minerais, e do poder de hidratação, a água de coco tem grande quantidade de antioxidantes que ajudam a melhorar a resposta imune no sistema de defesa.  

Fernando esclarece que os antioxidantes são responsáveis no combate dos radicais livres do corpo humano e têm, assim, o poder de retardar o envelhecimento celular.  

Como consumir  

Os profissionais alertam para o cuidado com o excesso no consumo da água de coco. Segundo Fernando Guanabara, não existe uma quantidade exata recomendada, mas ele indica de um a dois corpos por dia.

Já Alyson Brito informa que o excesso do líquido no corpo humano pode elevar as concentrações de sódio e potássio, alterando a glicemia em diabéticos

“Pessoas com problema renal deve procurar um profissional médico e nutricionista para saber a sua indicação”, afirma Brito.

Em artigo publicado em 2001, a Embrapa ressalta que a bebida fermenta muito fácil e por isso é importante que o consumo seja imediato após o coco aberto. A indicação vale também para garrafas e caixinhas do produto. Caso contrário, haverá comprometimento da bebida. 

“Na verdade, quando o oxigênio entra em contato com a água, começa o processo de oxidação, o que altera a cor da mesma. Evitar também frutos com trincas e injúrias, pois estas permitem a contaminação por micro-organismos”, destaca a Embrapa.  

Água de coco Principais dúvidas

cachorro bebendo água
Legenda: Cachorro bebendo água
Foto: Shutterstock

Receitas com água de coco  

Picolé de frutas 

Corte a fruta de sua preferência em cubos, coloque em uma forma de picolé e adicione a água de coco.  

picolé de frutas
Legenda: Picolé de frutas e água de coco
Foto: Shutterstock

Smoothie de abacaxi, hortelã e água de coco 

Smoothie de abacaxi, hortelã e água de coco
Legenda: Smoothie de abacaxi, hortelã e água de coco
Foto: Shutterstock

Ingredientes: 

  • 1 polpas de abacaxi;
  • 1 xícara de água de coco congelada;
  • 2 folhas de hortelã (para decorar); 
  • ½ banana picada e congelada;
  • Cubos de gelo (opcional).

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer até que eles virem uma mistura bem cremosa e homogênea. Em seguida, sirva em copos e decore usando folhas de hortelã. 

 

 

* Fernando Guanabara é médico nutrólogo, com título de Especialista em Nutrologia. Possui cursos em Harvad, como, Atualização em Gastroenterologia e Hepatologia e Atualização em Medicina da Obesidade. É diretor-fundador do Complexo Stimma.  

**Alyson Brito é nutricionista, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui especialização em emagrecimento e metabolismo. Atua no acompanhamento de atletas, alterações metabólicas e melhora da qualidade de vida

***Bianca Maia é formada em medicina veterinária pela Faculdade Terra Nordeste (Caucaia). Atualmente trabalha como clínica de pequenos animais. 

Assuntos Relacionados