Alimentos fritos em óleo de cozinha velho podem gerar danos cerebrais, diz pesquisa

Estudo aponta que dietas com óleo reutilizado aumentam os níveis de neurodegeneração em comparação a uma dieta padrão

Escrito por Redação ,
Óleo de cozinha
Legenda: A pesquisa foi apresentada no Discover BMB 2024
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa aponta que alimentos fritos em óleo de cozinha velho podem causar danos cerebrais. A informação foi divulgada pelo portal Medical Daily.

De acordo com os resultados apresentados no Discover BMB 2024, a reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, as dietas que contém óleos de cozinha velho – aquele que é reutilizado diversas vezes no preparo de alimentos – aumentam os níveis de neurodegeneração em comparação a uma dieta padrão.

Veja também

"A fritura em altas temperaturas tem sido associada a vários distúrbios metabólicos, mas não houve investigações de longo prazo sobre a influência do consumo de óleo frito e seus efeitos prejudiciais à saúde. Até onde sabemos, somos os primeiros a relatar resultados de longo prazo. a suplementação de óleo frito aumenta a neurodegeneração na prole da primeira geração”, disse Kathiresan Shanmugam, professora associada da Universidade Central de Tamil Nadu, na Índia, que liderou o estudo.

Os pesquisadores descobriram que o óleo reutilizado contém propriedades prejudiciais ao cérebro que se infiltram na comida. A pesquisa foi feita com ratos que foram alimentados com dietas ricas em óleos reutilizados.

Os bichos apresentaram mais sinais de danos cerebrais, além de inflamação no fígado, comparados a um grupo que manteve uma dieta padrão.

 

Assuntos Relacionados