Três mulheres acusadas de integrar facção carioca em Fortaleza são condenadas a 47 anos de prisão

Um homem também foi condenado por tráfico de drogas, na mesma sentença judicial. Defesas dos réus irão recorrer da decisão

Escrito por Redação ,
A sentença foi proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, no último dia 15 de fevereiro
Legenda: A sentença foi proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, no último dia 15 de fevereiro
Foto: Arquivo Diário

Três mulheres, acusadas de integrar uma facção carioca em Fortaleza e de praticar o tráfico de drogas, foram condenadas a uma soma de 48 anos de prisão, pela Justiça Estadual. Um homem também foi condenado por tráfico de entorpecentes, a uma pena de 6 anos de reclusão, na mesma decisão judicial.

A sentença foi proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, no último dia 15 de fevereiro. O colegiado de juízes da Unidade considerou que estão "presentes nos autos a ocorrência dos delitos de integrar organização criminosa, de tráfico de entorpecentes e de associação para o tráfico, bem como os requisitos da autoria e da materialidade, cabe a este Juízo reconhecer a aplicação cumulativa das penas dos crimes praticados por cada acusado ora condenado".

Confira a pena individual dos réus:

  • Vanessa Freitas Araújo: condenada por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pena de 19 anos e 1 mês de reclusão, em regime inicialmente fechado;
  • Jordana Rodrigues Lima: condenada por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pena de 14 anos e 10 mês de reclusão, em regime inicialmente fechado;
  • Tainara Costa Ferreira: condenada por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pena de 14 anos e 10 mês de reclusão, em regime inicialmente fechado;
  • Bruno Araújo Monte: condenado por tráfico de drogas, com pena de 6 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado.

Apesar das condenações à prisão, a Justiça Estadual concedeu aos réus o direito de recorrer em liberdade, já que eles não se encontravam presos. As defesas dos quatro acusados já informaram à Primeira Instância que irão recorrer da sentença à Segunda Instância, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Veja também

Prisões em flagrante levaram à condenação

As três mulheres e o homem foram presos em flagrante, na posse de drogas e por suspeita de integrar organização criminosa, durante uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), para cumprir mandados de prisão contra suspeitos de homicídios. As investigações policiais concluíram que os suspeitos pertenciam a uma facção carioca no bairro Granja Portugal, em Fortaleza.

Vanessa Araújo, conhecida como 'Lorinha', foi presa com 341 gramas de cocaína e três balanças de precisão. Ela teria a função de "'frente de biqueira', sendo responsável pela venda e controle do tráfico de drogas de determinada região", apontou a Polícia Civil.

Ao serem interrogadas, tanto Vanessa como Jordana Lima e Tainara Ferreira alegaram que, a mando de companheiros - que eram os reais integrantes da facção criminosa -, "passavam mensagens sobre tráfico de drogas a terceiros, bem como forneciam conta bancária para que depósitos sobre tráficos de drogas fossem realizados".

"É certo que as acusadas alegam que apenas agiam, pois eram forçadas por seus companheiros. Os diálogos explicitam que, na verdade, as acusadas atuavam enquanto efetivamente membros do Comando Vermelho, seja quando Jordana dialoga com Vanessa a indiciar que buscará o Conselho da facção para resolver os conflitos com o companheiro, seja quando Tainara se proclama irmã, com referências diretas no diálogo criminosos sobre drogas aos gestuais do Comando Vermelho", rebateu a decisão judicial.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados