Quando a Polícia adoece: podcast 'Pauta Segura' aborda transtornos mentais em agentes de segurança
Cerca de 30% dos afastamento do trabalho de policiais militares e 11% de policiais civis foram decorrentes de problemas psicológicos
O episódio 34 do podcast ‘Pauta Segura’ está no ar e aborda a temática ‘Saúde Mental nas corporações policiais’. Na última semana, o Diário do Nordeste teve acesso a dados que escancaram o adoecimento mental nas polícias do Ceará.
Cerca de 30% dos casos de afastamentos de trabalho de policiais militares e 11% de policiais civis foram em decorrência de problemas psicológicos.O editor Emerson Rodrigues e a repórter Emanoela Campelo levam a discussão para além dos números.
O que é preciso ser feito para evitar, prevenir problemas psicológicos na Polícia? Há um caminho a se adotar para se antecipar às possíveis tragédias, como a na Delegacia de Camocim?
Veja também
'SÍNDROME DO HERÓI'
A policial militar coordenadora de saúde da PMCE, Sandra Albuquerque, destaca que 90% dos agentes na Corporação têm risco de estresse pós-traumático e que 10% se reconhecem como usuários de alguma substância psíquica.
"São homens que têm a síndrome do herói, que muitas vezes não reconhecem o adoecimento. Como Instituição, não podemos esperar que eles se reconheçam doentes, precisamos agir", disse Sandra.
OUÇA UM NOVO EPISÓDIO A CADA SEGUNDA-FEIRA, NO SEU TOCADOR DE PODCAST PREFERIDO: