Duas pessoas são presas por manter em cativeiro animais silvestres em Fortaleza e Maracanaú
Animais foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre e estão sob cuidados de biólogos e médicos veterinários
Duas pessoas foram presas em flagrante, nesta quarta-feira (10), por manter em cativeiro diversos animais silvestres no município de Maracanaú e no bairro Granja Portugal, em Fortaleza.
Os suspeitos foram conduzimos à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) em uma ação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).
Assista ao vídeo
Animais mantidos em cativeiro
De acordo com a delegada Maria Carolina Barreira, da delegacia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), diversos pássaros como papa-capim, corrupião, bigodeiro, galo de campina, papagaio, periquito, tucano e três cágados e peba foram resgatados.
Veja também
Ainda conforme a delegada, os animais foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, em Fortaleza, e estão sob cuidados de biólogos e médicos veterinários, que irão analisar a possibilidade de crimes de maus-tratos.
Há ainda a suspeita de que as pessoas autuadas em flagrante também cometiam o comércio ilegal dos animais silvestres.
Pena dos crimes contra a fauna
Dos crimes contra a fauna, segundo o art. 29 da Lei nº 9.605, é aplicada uma pena com detenção de seis meses a um ano, e multa a quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Como denunciar crimes ambientais
- Polícia Militar:190;
- Disque Denúncia:181;
- Ibama (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080, ou por meio do site;
- Fala.BR e Chat do Ibama - Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 7h às 19h.
- Ou na unidade Ibama mais próxima (clique aqui e veja os endereços).